Envia o teu desenho para o espaço com o CHEOPS da ESA

How_to_participate_in_the_Cheops_drawing_competition_large

Achas que os teus desenhos (ou dos teus filhos ou netos) são do “outro mundo”? Se sim, esta é oportunidade de os poderes enviar para o seu devido lugar. A Agência Espacial Europeia (ESA) e a missão do novo satélite CHEOPS estão a convidar as crianças a enviarem os seus desenhos para que estes sigam com o satélite para o espaço.

Esta actividade está aberta a crianças, com idades entre os 8 e os 14 anos, que residam nos estados membros ou cooperantes da ESA. Os participantes deverão criar um desenho inspirado nesta missão CHEOPS que será posteriormente miniaturizado e gravado em duas placas metálicas que serão postas no satélite a enviar em 2017. Serão escolhidos 3000 desenhos, a anunciar em 2016.

Conforme a página da ESA, “o CHEOPS  – de CHaracterising ExOPlanets Satellite (Satélite de Caracterização de Exoplanetas) – é um telescópio espacial que irá observar as estrelas próximas, onde se sabe que existem planetas. Com os dados do CHEOPS os astrónomos vão poder caracterizar em termos de tamanho e massa diversos planetas extra-solares, de forma a obterem novas pistas sobre a formação dos sistemas planetários.”

Com lançamento previsto para o final de 2017, esta missão resulta de uma parceria entre a ESA e a Suíça, através do Space Office suíço. A Universidade de Berna lidera um consórcio de 11 Estados Membro da ESA, que contribuem para a missão e estão representados na Equipa de Ciência da missão CHEOPS.

Limitado apenas pela imaginação dos mais novos, os desenhos têm obrigatoriamente de ser feitos no template disponibilizado (aqui), utilizando um lápis ou uma caneta de feltro preta, uma exigência necessária de forma a garantir que os mesmos consigam ser fielmente reproduzidos no processo de gravação e transferência para as placas metálicas.

A submissão dos desenhos terá de ser feita por correio, até dia 31 de Outubro de 2015 (data do selo dos correios), para o representante do país de residência do autor do desenho. Para quem vive em Portugal, os desenhos devem ser enviados, com todos os dados do template preenchidos, para o seguinte contacto:

Portugal

Filipe Pires
Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA)
Universidade do Porto
CAUP, Rua das Estrelas
4150-762 Porto, Portugal
Email: [email protected]
Tel: +351 226 089 890

 

Por não ser uma nação cooperante da ESA, os residentes do Brasil não poderão participar nesta competição.

 


 

Regras completas da competição aqui.

Mais informações sobre a missão CHEOPS aqui.

Fonte: ESA

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights