O céu a partir do Mauna Kea – APOD

MaunaKeaPan_black_5000

Créditos da imagem e Copyright: Shane Black Photography.

E se tu pudesses ficar no topo de um vulcão e espiar através do universo? É o momento certo, pois podes ver um panorama incrível como o apresentado aqui. Neste caso, o vulcão é o Mauna Kea, no Havaí, durante uma noite clara no verão passado.

No primeiro plano deste panorama voltado para o sul, encontra-se uma paisagem acidentada salpicada com pedras e plantas resistentes. Ligeiramente acima e ainda mais longe, um manto branco de nuvens se espalha horizontalmente até o horizonte, aparentemente dividindo o céu e a terra. As luzes da cidade iluminam as nuvens e o céu na extrema esquerda, enquanto lava laranja na caldeira vulcânica do Kilauea ilumina as nuvens logo à esquerda do centro. O cume de um vulcão havaiano ainda mais distante, Mauna Loa, é visível na silhueta escura perto do horizonte central.

A aeroluminescência verde é visível acima das nuvens, causada por moléculas de ar que são excitadas pelo Sol durante o dia. A Lua é o astro brilhante à direita. A faixa difusa da luz zodiacal de cor clara estende-se a partir da extrema direita. Mais distante, a espetacular faixa central da nossa Via Láctea parece surgir verticalmente a partir do Mauna Loa. A pessoa que testemunhou e capturou este panorama deslumbrante está diante de ti no centro da imagem.

Anotações: Judy Schmidt