Dois mundos, um Sol – APOD

TwoWorldsOneSun_Bouic_1080

Créditos da imagem à esquerda e Copyright: Damia Bouic. Créditos da imagem à direita: NASA, JPL-Caltech, MSSS; Processamento: Damia Bouic.

Quão diferente parece ser o pôr do Sol em Marte que o na Terra? Para efeito de comparação, duas imagens da nossa estrela comum foram tomadas ao ocaso, uma da Terra e uma de Marte. Estas imagens foram dimensionadas para ter a mesma largura angular e apresentadas aqui lado a lado.

Uma rápida inspeção revelará que o Sol parece um pouco menor de Marte do que da Terra. Isso faz sentido porque Marte está 50% mais longe do Sol do que nosso planeta. Mais impressionante, talvez, é que o ocaso marciano é visivelmente mais azul perto do Sol do que as cores tipicamente alaranjadas perto do Sol poente da Terra. A razão para os tons de azul de Marte não é totalmente compreendida, mas provavelmente está relacionada com as propriedades de dispersão frontal da poeira marciana.

O pôr do Sol terrestre foi tomado em março de 2012 a partir de Marselha, na França, enquanto o pôr do Sol marciano foi capturado no mês passado pelo rover robótico Curiosity, da NASA, a partir de cratera Gale, em Marte.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights