Milagres?

Sempre que há enormes desgraças, uma das palavras mais utilizadas na comunicação social para descrever um salvamento é que se tratou de um “milagre”. Já me faz bastante confusão quando jogadores de futebol atribuem alguns golos, não à sua competência profissional, mas sim a seres invisíveis em que acreditam (o nome desse ser, depende da crença de cada um); mas nunca falam desse mesmo ser quando falham golos. Já quanto à utilização profícua da palavra “milagre”, faço minhas as palavras de Ricardo Araújo Pereira, no último minuto do programa Governo Sombra do passado dia 1 de Maio de 2015, sobre os “milagres” após os recentes sismos no Nepal.

Vejam o programa, aqui.

Nas palavras de Ricardo Araújo Pereira:

“No meio daquela desgraça no Nepal provocada pelo sismo, de repente descobriu-se um bebé vivo no meio dos escombros. Quem usa a palavra “milagre” no sentido de acaso extremamente improvável: certo! Quem usa a palavra “milagre” no sentido de ato divino, acho mais difícil, porque talvez fosse mais fácil impedir que o prédio tivesse desabado em cima do menino e de vários milhares de outras pessoas que faleceram.”

Curiosamente, no novo sismo, o mesmo aconteceu: estavam três crianças a brincar em computadores num cyber-café. O prédio desabou. Um dos meninos foi salvo; alguma comunicação social falou em milagre. “Esqueceram-se” que os outros dois meninos morreram, soterrados sob os escombros.

Enquanto é “só” na comunicação social, estamos na presença somente de mau jornalismo.
No entanto, quando a palavra “milagre” é utilizada para fraudes, para enganar os mais necessitados, aí já estamos num crime social que infelizmente gera milhões de euros anualmente.

A matemática dos acasos, as probabilidades, em pleno século 21 ainda são incrivelmente incompreendidas pela generalidade das pessoas…

Lei da Probabilidade Infinita: um dia, alguém irá abrir a máquina de lavar/secar roupa, e a roupa irá estar dobrada corretamente. Não é milagre, é somente um evento com uma probabilidade incrivelmente pequena de acontecer.

Lei da Probabilidade Infinita: um dia alguém irá abrir a máquina de lavar/secar roupa e a roupa estará dobrada corretamente.
Não é milagre, é somente um evento com uma probabilidade incrivelmente pequena de acontecer.

4 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Betinhofloripa on 19/05/2015 at 16:23
    • Responder

    Falando em coisas impossíveis…

    https://www.youtube.com/watch?v=rrnU0-Gsczs

    1. “Broma”
      https://www.youtube.com/watch?v=qo1AItVY2RQ

        • Betinhofloripa on 20/05/2015 at 11:52

        Algumas pessoas dizem que conseguem ver duendes, Gnomos e até pessoas mortas…eu ouço pessoas que já morreram… ouço Frank Sinatra, Elvis, Bob Marley, etc…

        🙂

        Abraços

  1. Milagre, milagre, teria sido se o Everest tivesse desmoronado e em Katmandu nenhuma construção sofresse estragos e ninguém tivesse ficado ferido.
    Isso sim, a existência de Deus ou extraterrestres benevolentes com altíssima tecnologia, estaria assegurada pela “matemática das probabilidades”.
    BONK!!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights