Enxame globular de estrelas 47 Tucanae – APOD

47tuc_hubble_960

Créditos da imagem: NASA, ESA, Hubble Heritage Team (STScI/AURA); Agradecimentos a: J. Mack (STScI) e G. Piotto (U. Padova).

O enxame globular 47 Tucanae é uma caixa de joias do céu do sul. Também conhecido como NGC 104, ele percorre o halo de nossa Via Láctea juntamente com mais de 150 outros enxames globulares de estrelas.

O segundo deste tipo de objeto mais brilhante (depois de Omega Centauri) como visto da Terra, 47 Tucanae fica a cerca de 17.000 anos-luz de distância e pode ser visto a olho nu perto da Pequena Nuvem de Magalhães, na constelação do Tucano (em latim: Tucana). O denso enxame é composto de centenas de milhares de estrelas num espaço com apenas cerca de 120 anos-luz de diâmetro.

Observações recentes têm mostrado que as anãs brancas de 47 Tucanae estão em processo de expulsão gravitacional para as partes exteriores do conjunto, devido às suas massas relativamente baixas. Outras estrelas coloridas de baixa massa, incluindo amareladas estrelas gigantes vermelhas, são fáceis de encontrar nos arredores do enxame, como visto nesta imagem telescópica nítida lançada recentemente pelo Telescópio Espacial Hubble.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights