Um céu escuro e empoeirado – APOD

vdb27-Pnl1-2-LBN777-Rosen1078x

Créditos da imagem e Copyright: Scott Rosen.

No céu empoeirado na direção da constelação de Touro e no braço espiral de Órion da nossa Via Láctea, este amplo mosaico mostra nebulosas de reflexão escuras e fracas ao longo da nuvem molecular fértil da região.

O campo de visão amplo de seis graus começa com a longa nebulosa escura LDN 1495, que se estica a partir do canto inferior esquerdo, e estende-se para além do aspecto (de cabeça para baixo) de pássaro da Nebulosa da Águia Bebé, LBN 777, no canto inferior direito. Pequenas e azuladas nebulosas de reflexão envolvem as fracas e dispersas estrelas do Touro, atrações muitas vezes ignoradas em favor de espetáculos celestes mais brilhantes e conhecidos da constelação.

Associada com a estrela jovem e variável RY Tau, a nebulosa amarelada VdB 27 está na direção do canto superior esquerdo. A apenas 400 anos-luz ou mais de distância, a nuvem molecular no Touro é uma das regiões mais próximas de nascimento de estrelas de baixa massa. A essa distância, esta vista escura abrangeria mais de 40 anos-luz.