NGC 7822 no Cefeu – APOD

NGC7822gonzalez1024c

Créditos da imagem e Copyright: César Blanco González.

Estrelas quentes e jovens e pilares cósmicos de gás e poeira parecem agrupar-se em NGC 7822. Na borda de uma nuvem molecular gigante na direção da constelação boreal do Cefeu (em latim: Cepheus), a região de nascimento estelar brilhante fica a cerca de 3.000 anos-luz de distância.

Dentro da nebulosa, extremidades brilhantes e formas escuras são realçadas neste colorido quadro. A imagem inclui dados provenientes de filtros de banda estreita, que mapeiam a emissão de oxigénio, hidrogénio e enxofre atómicos em tons de azul, verde e vermelho. A emissão atómica é alimentada pela radiação energética das estrelas quentes, cujos poderosos ventos e radiação também esculpem e corroem as formas dos pilares mais densos.

Estrelas ainda podem estar nascendo no interior dos pilares por colapso gravitacional, mas como os pilares estão erodidos, quaisquer estrelas que nascerem acabarão por se separar de seus reservatórios de material estelar. Este campo se estende por cerca de 40 anos-luz à distância estimada de NGC 7822.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.