Galáxia espiral próxima NGC 4945 – APOD

NGC-4945-LRGB-v09-Final-03_kehusmaa1024c

Créditos da imagem e Copyright: Petri Kehusmaa, Harlingten Atacama Observatory.

A grande galáxia espiral NGC 4945 é vista de borda perto do centro deste retrato cósmico. Na verdade, NGC 4945 é quase do tamanho de nossa própria galáxia, a Via Láctea. Seu próprio disco de poeira, jovens enxames de estrelas azuis e regiões de nascimento estelar em cor de rosa se destacam na imagem telescópica nítida e colorida.

A cerca de 13 milhões de anos-luz de distância na direção da grande constelação austral do Centauro (em latim: Centaurus), NGC 4945 está apenas cerca de seis vezes mais longe do que a Galáxia de Andrómeda, a grande galáxia espiral mais próxima da Via Láctea.

Embora a região central da galáxia esteja em grande parte escondida da vista por telescópios ópticos, observações em raios X e em infravermelho indicam significativa emissão de alta energia e nascimento de estrelas no núcleo de NGC 4945. Seu núcleo obscurecido, porém activo, qualifica este belo universo-ilha como uma galáxia Seyfert e é lar de um buraco negro supermaciço central.