Líquidos Iónicos

Líquidos Iónicos: já ouviu falar?

E se lhe disser que provavelmente utilizou um composto no cabelo ou nos dentes que se insere nesta categoria? Se tiver uma pasta de dentes ou um champô à mão, verifique os constituintes.

colgate-01

Encontra algum ingrediente com o nome de cetilpiridinio ou cetylpyridinium?
Este ingrediente insere-se na categoria de líquidos iónicos – tem um catião orgânico (cetilpiridino) e tem um ponto de fusão abaixo de 100ºC.
Agora, as aplicações são imensas…

A sua importância é tanta que a Grã-Bretanha, em 2013, elegeu os Líquidos Iónicos como a invenção do Século XXI.

Líquido iónico

Líquidos Iónicos são uma classe de compostos que tem atraído a atenção da comunidade científica desde os anos 90 do século passado; são sais com pelo menos um catião orgânico que tem pontos de fusão abaixo dos 100ºC.
Os Líquidos Iónicos começaram por ser usados como solventes, tendo depois passado  a ser utilizados por diversos ramos da química: eletroquímica, química-física, analítica.

Ionic liquids APIs

Recentemente, os Líquidos Iónicos têm vindo a ser introduzidos na química medicinal e na biologia. Baseando-nos nas suas propriedades e aplicações, podemos dividir os Líquidos Iónicos em 3 gerações.

gerações liquids iónicos

1º Geração: baseia-se nas propriedades físicas (ex: baixa pressão) dos líquidos iónicos, que são aplicados principalmente como solventes.
2ª Geração: baseia-se nas suas propriedades químicas e físicas, sendo aplicados em diversos tipos de materiais: sensores, células solares, baterias, lubrificantes, fluídos térmicos, fluídos hidráulicos, etc.
3º Geração: baseia-se nas suas propriedades químicas-físicas e biológicas dos Líquidos Iónicos agora a ser aplicados como transportadores de fármacos, como antimicrobianos e mesmo como Líquidos Iónicos baseados no Ingrediente Farmacêutico Ativo.

Tableofcontentsimage

As suas aplicações são tantas que já os comparam aos iphones!!!

200

À primeira vista, para além do I, não têm nada em comum!

No entanto olhando para este artigo “The making of iLiquids – the chemist’s equivalent of the iPhone” podemos fazer uma pequena analogia entre as diversas aplicações que os Iphones têm e as múltiplas aplicações dos Líquidos Iónicos.

Até já  existem novos termos associados aos Líquidos Iónicos:

– multi-task Ionic Liquids

– task-specific Ionic Liquids

Estejam atentos aos Líquidos Iónicos! Por alguma razão eles foram eleitos a maior inovação da Grã-Bretanha para o século XXI.

Reeditado daqui e daqui.

• Nuno José Almeida on 01/06/2015 at 11:03

No caso do colgate total não serve para fixar o Triclosan aos dentes?

Deixei de usar produtos com triclosan não por causa de baixa probabilidade de causar cancro mas por causa dos efeitos nefastos nas ETARs e penso ser um assunto interessante para próximos artigos.

1. Este colgate total, não utiliza o triclosan.

O triclosan é um antimicrobiano, tal como o cloreto de cetilpiridínio, mas não faz parte do grupo dos líquidos iónicos. Agora não sei se o triclosan foi substituído pelo cloreto de cetilpiridínio pela baixa probabilidade de causar cancro.

Sobre os problemas nas ETARs, o triclosan é problemático, como é qualquer antibiótico, anti-depressivos e medicamentos anticoncepcionais e outros químicos que não são facilmente degradáveis.

No entanto, agradeço a sugestão de um tema sobre o que acontece ao fármacos/químicos que vão parar às estações de água residuais.

• Nuno on 01/06/2015 at 16:09

O colgate total usa triclosan ao qual eles deram nome de triclogard eu já não me lembrava era qual era o agente que torna o triclosan “especial” no colgate total afinal são polímeros.

1. […] Trata-se de uma figura com duas regiões do espectro de Ressonância Magnética Nuclear de Protão (1-H-RMN), a diferentes temperaturas, de um Líquido Iónico. […]