Líquidos Iónicos

Líquidos Iónicos: já ouviu falar?

E se lhe disser que provavelmente utilizou um composto no cabelo ou nos dentes que se insere nesta categoria? Se tiver uma pasta de dentes ou um champô à mão, verifique os constituintes.

colgate-01

Encontra algum ingrediente com o nome de cetilpiridinio ou cetylpyridinium?
Este ingrediente insere-se na categoria de líquidos iónicos – tem um catião orgânico (cetilpiridino) e tem um ponto de fusão abaixo de 100ºC.
Agora, as aplicações são imensas…

A sua importância é tanta que a Grã-Bretanha, em 2013, elegeu os Líquidos Iónicos como a invenção do Século XXI.

Líquido iónico

Líquidos Iónicos são uma classe de compostos que tem atraído a atenção da comunidade científica desde os anos 90 do século passado; são sais com pelo menos um catião orgânico que tem pontos de fusão abaixo dos 100ºC.
Os Líquidos Iónicos começaram por ser usados como solventes, tendo depois passado  a ser utilizados por diversos ramos da química: eletroquímica, química-física, analítica.

Ionic liquids APIs

Recentemente, os Líquidos Iónicos têm vindo a ser introduzidos na química medicinal e na biologia. Baseando-nos nas suas propriedades e aplicações, podemos dividir os Líquidos Iónicos em 3 gerações.

gerações liquids iónicos

1º Geração: baseia-se nas propriedades físicas (ex: baixa pressão) dos líquidos iónicos, que são aplicados principalmente como solventes.
2ª Geração: baseia-se nas suas propriedades químicas e físicas, sendo aplicados em diversos tipos de materiais: sensores, células solares, baterias, lubrificantes, fluídos térmicos, fluídos hidráulicos, etc.
3º Geração: baseia-se nas suas propriedades químicas-físicas e biológicas dos Líquidos Iónicos agora a ser aplicados como transportadores de fármacos, como antimicrobianos e mesmo como Líquidos Iónicos baseados no Ingrediente Farmacêutico Ativo.

Tableofcontentsimage

As suas aplicações são tantas que já os comparam aos iphones!!!

200

À primeira vista, para além do I, não têm nada em comum!

No entanto olhando para este artigo “The making of iLiquids – the chemist’s equivalent of the iPhone” podemos fazer uma pequena analogia entre as diversas aplicações que os Iphones têm e as múltiplas aplicações dos Líquidos Iónicos.

Até já  existem novos termos associados aos Líquidos Iónicos:

– multi-task Ionic Liquids

– task-specific Ionic Liquids

Estejam atentos aos Líquidos Iónicos! Por alguma razão eles foram eleitos a maior inovação da Grã-Bretanha para o século XXI.

 

Reeditado daqui e daqui.

3 comentários

1 ping

    • Nuno José Almeida on 01/06/2015 at 11:03
    • Responder

    No caso do colgate total não serve para fixar o Triclosan aos dentes?

    Deixei de usar produtos com triclosan não por causa de baixa probabilidade de causar cancro mas por causa dos efeitos nefastos nas ETARs e penso ser um assunto interessante para próximos artigos.

    1. Este colgate total, não utiliza o triclosan.

      O triclosan é um antimicrobiano, tal como o cloreto de cetilpiridínio, mas não faz parte do grupo dos líquidos iónicos. Agora não sei se o triclosan foi substituído pelo cloreto de cetilpiridínio pela baixa probabilidade de causar cancro.

      Sobre os problemas nas ETARs, o triclosan é problemático, como é qualquer antibiótico, anti-depressivos e medicamentos anticoncepcionais e outros químicos que não são facilmente degradáveis.

      No entanto, agradeço a sugestão de um tema sobre o que acontece ao fármacos/químicos que vão parar às estações de água residuais.

        • Nuno on 01/06/2015 at 16:09

        http://colgate-sensitive-pro-relief.colgateprofessional.com.my/LeadershipMY/PatientEducation/Articles/Resources/OralCareLink_July10_Issue04.pdf

        O colgate total usa triclosan ao qual eles deram nome de triclogard eu já não me lembrava era qual era o agente que torna o triclosan “especial” no colgate total afinal são polímeros.

  1. […] Trata-se de uma figura com duas regiões do espectro de Ressonância Magnética Nuclear de Protão (1-H-RMN), a diferentes temperaturas, de um Líquido Iónico. […]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights