Cassini observa uma lua desgovernada

A Cassini realizou no passado domingo a sua última passagem a curta distância da lua Hiperião. Os cientistas da missão tinham a esperança de conseguirem observar neste encontro terrenos nunca antes explorados em detalhe, mas tal não se concretizou. Hiperião tem uma rotação caótica, o que torna imprevisível a sua orientação no espaço. Neste último encontro, a Cassini acabou por sobrevoar mais ou menos a mesma região observada em encontros anteriores.

Apreciem em baixo algumas das imagens captadas no passado domingo.

Hiperiao_cor_natural_NAC_ISS_Cassini_310515_02Hiperião em cores naturais. Composição construída com imagens obtidas pela sonda Cassini, a 31 de maio de 2015.
Crédito: NASA/JPL-Caltech/Space Science Institute/Sérgio Paulino.

Hiperiao_NAC_ISS_Cassini_310515A lua Hiperião num mosaico de imagens obtidas pela sonda Cassini, a 31 de maio de 2015, a uma distância aproximada de 34 mil quilómetros. Podemos ver no lado direito Bond-Lassell Dorsum, uma escarpa com mais de 300 km de comprimento.
Crédito: NASA/JPL-Caltech/Space Science Institute/Sérgio Paulino.

Hiperiao_cor_natural_egresso_NAC_ISS_Cassini_310515Hiperião vista durante a fase de egresso. Composição em cores naturais construída com imagens obtidas pela sonda Cassini, a 31 de maio de 2015.
Crédito: NASA/JPL-Caltech/Space Science Institute/Sérgio Paulino.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.