Imagem de sobrevoo de Hiperião, a lua “esponja” de Saturno – APOD

hyperion02_cassini_960

Créditos da imagem: NASA, JPL-Caltech, SSI.

Por que esta lua parece uma esponja? Para investigar melhor, a NASA e a ESA enviaram a sonda robótica Cassini para a órbita de Saturno para nos dar uma visão mais próxima da lua de Saturno Hiperião, mais uma vez, no início desta semana. Uma das imagens enviadas de volta à Terra é apresentada acima, bruta e não processada.

Visíveis, como esperado, estão muitas crateras de formato incomum com um incomum material escuro no fundo. Embora Hiperião se estenda por cerca de 250 quilómetros, a sua pequena força gravitacional sobre Cassini indica que que ela possui uma densidade média baixa e por isso tem uma gravidade superficial muito baixa.

Assim, as formas estranhas de muitas das crateras de Hiperião são provavelmente os resultados de impactos que principalmente compactam e ejetam o material superficial – ao contrário das crateras mais tipicamente redondas que surgem depois de uma onda de choque circular que, explosivamente, redistribui o material superficial.

A Cassini está no caminho certo para um outro voo rasante sobre Dione, outra lua de Saturno, em cerca de duas semanas.