Philae acordou!

Philae_acordouCrédito: ESA.

A ESA anunciou há poucos minutos que o Philae saiu finalmente do modo de hibernação! Os sinais foram recebidos ontem pelas 21:28 (hora de Lisboa) no Centro de Operações Espaciais da ESA, em Darmstadt, na Alemanha.

“O Philae está em boa forma: tem uma temperatura de funcionamento de -35 ºC e tem 24 watts de potência disponíveis”, explicou o responsável do projeto Stephan Ulamec. “O robot está a postos para iniciar as operações.”

O Philae comunicou com a Terra através da sonda Rosetta durante aproximadamente 85 segundos. A análise preliminar dos dados sugere que o robot deve ter acordado noutras ocasiões, mas provavelmente não teria energia suficiente para os enviar a partir da superfície de 67P/Churyumov-Gerasimenko.

Os cientistas aguardam agora por um novo contacto. Existem ainda mais de 8000 pacotes de dados prontos a serem enviados pelo Philae. Esta informação será fundamental para a equipa perceber o que aconteceu com o robot durante esta última semana.

O Philae entrou em hibernação no dia 15 de novembro de 2014, pelas 12:15 (hora de Lisboa), depois de cerca de 60 horas de atividade na superfície do cometa. A Rosetta tem estado em busca de sinais do robot desde o passado dia 12 de março.

7 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. Acerca desta missão, gostava de colocar uma questão:
    A Rosetta vai acompanhar o cometa após o seu periélio? Iberna? Vai acordar daqui a seis anos?
    Obrigado
    Paulo Coimbra

    1. Olá Paulo,

      A missão terminará no próximo mês de dezembro, ou seja, cerca de 4 meses após o periélio de 67P. É possível que a Rosetta se mantenha em atividade por mais 6 meses, dependendo das reservas de combustível então disponíveis e da aprovação de fundos adicionais para a missão por parte da ESA.

      1. Obrigado pela resposta, Sérgio.
        Contudo a dúvida mantêm-se: Embora a missão termine, a Rosetta vai continuar a orbitar o cometa, ao longo da sua trajectória orbital?

      2. Será difícil manter a Rosetta sem combustível numa órbita estável em redor de 67P. Os gases e poeiras libertados na sua superfície alterariam drasticamente a trajetória da Rosetta, muito antes deste alcançar o periélio.

  2. Viram a troca de Tweet’s? Muito bom.

    1. Aqui?
      https://twitter.com/Philae2014
      🙂

  3. Excelentes notícias. Esperemos que ainda aguente mais uns tempos antes de ficar novamente sem energia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.