LightSail A: o bem sucedido teste de uma vela solar no espaço

http://apod.nasa.gov/apod/image/1506/P02_1600x1200_30-1_T0_47_33_D20_0_70.out.jpg

Visão de uma fatia da vela solar da espaçonave LightSail A desfraldada no espaço. Crédito: The Planetary Society

Navegando pela órbita baixa terrestre, a espaçonave LightSail A executou sua desafiadora missão de teste, desfraldando sua vela solar de mylar de 32 metros quadrados em 07 de junho de 2015.

Esta dramática imagem tomada a partir de uma das câmeras ‘olho-de-peixe’ (do tamanho de uma fatia de pão-de-forma) captura a vela solar já instalada refletindo a luz do Sol.

O engenho esteve visível navegando nos céus para os observadores terrestres até atingir sua órbita final. A LightSail A reentrou na atmosfera no último fim-de-semana.

Esta demonstração bem-sucedida abre o caminho para a sua sucessora, a espaçonave LightSail B, cujo lançamento está planejado para abril de 2016.

No passado considerada como ‘coisa de ficção científica’, a navegação através de velas no espaço foi uma ideia sugerida há 400 anos pelo astrônomo Johannes Kepler que observou as caudas dos cometas sopradas pelo vento solar.

Agora, um moderno projeto de vela solar, como este piloto executado pela espaçonave LightSail A, se apoia na tênue, porém contínua, força exercida pela pressão da luz solar para garantir o seu impulso.

https://www.kickstarter.com/projects/theplanetarysociety/lightsail-a-revolutionary-solar-sailing-spacecraft

“O espaço ilimitado se torna um análogo literal dos mares abertos. Se o espaço é o oceano do amanhã, então a superfície da Terra é sua linha costeira. ” Dr. Neil DeGrasse Tyson – Planetary Society

Fontes

APOD: LightSail A – Crédito da Imagem: The Planetary Society

The Planetary Society Blog: LightSail Test Mission Declared Success; First Image Complete

._._.

1 ping

  1. […] LightSail A: o bem sucedido teste de uma vela solar no espaço […]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights