Os anéis de Saturno contam a história das estações climáticas do ‘Senhor dos Anéis’

http://apod.nasa.gov/apod/image/1506/saturn2004to2015_peach_2504.jpg

Anéis e Estações de Saturno. Créditos: Damian Peach/SEN

Em Saturno são seus anéis que nos contam qual é a sua estação do seu ‘longo ano’ que dura ~29,7 anos terrestres.

Aqui na Terra hoje (21/06/2015) estamos no solstício, a data em que o eixo de rotação da Terra aponta diretamente na direção do Sol.

No hemisfério norte terrestre hoje é o Solstício de Verão, o dia de máxima insolação. No hemisfério sul terrestre hoje é o dia de menor insolação.

Uma vez que os grandes anéis de Saturno orbitam ao redor do equador de Saturno, estes anéis aparecem de forma mais proeminente – a partir da direção do Sol – quando o eixo do ‘Senhor do Anéis’ aponta na direção do Sol.

Em contrapartida, quando o eixo de rotação de Saturno fica ‘de lado’, o equinócio ocorre e os anéis são vistos de perfil e se tornam muito difíceis de se observar.

Nesta montagem de imagens, as fotos de Saturno ao longo dos últimos onze anos foram superpostas para nos mostrar este planeta gigante passando desde o verão no hemisfério sul até o verão no hemisfério norte.

Embora Saturno só atingirá seu solstício de verão do hemisfério norte em maio de 2017, a imagem de Saturno mais análoga ao solstício terrestre de hoje é a foto mais inferior desde mosaico.

Fonte

APOD: Rings and Seasons of Saturn – Crédito © da imagem: Damian Peach/SEN

._._.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights