Fernando Rey captura conjunção tripla sobre o Parque Nacional das Ilhas Atlânticas da Galiza

Conjunção tripla no Parque Nacional da Galícia por Fernando Rey

Que são esses objetos brilhantes que pairam sobre o horizonte formando um triângulo? São dois planetas e a Lua.

O horizonte em destaque é uma linha costeira do Oceano Atlântico que existe no Parque Nacional Marítimo Terrestre das Ilhas Atlânticas da Galiza ao norte da Espanha.

À esquerda vemos em destaque a Lua. Facilmente o objeto mais brilhante no céu noturno, a Lua aqui é retratada em fase crescente.

Ao lado direito, vemos o planeta Vênus, enquanto que o planeta Júpiter é visto na parte superior do triângulo formado por estes três objetos.

A longa exposição aqui da nossa Terra, girando rapidamente, fez como que todos os objetos celestes – incluindo as estrelas distantes – apareçam como pequenos arcos.

Esta imagem foi feita último no último domingo, à noite, em 21 de junho de 2015.

Embora a órbita da Lua hoje já esteja longe desta parte dos céus, os planetas Vênus e Júpiter poderão ser vistos superexpostos logo após o pôr-do-sol até meados de agosto de 2015.

E, fique alerta, pois Vênus e Júpiter estarão ‘aparentemente mais próximos’ em uma semana, quando os dois planetas irão aparecer separados por menos do que o diâmetro angular da Lua.

APOD: Triple Conjunction Over Galician National Park – Crédito© da imagem: Fernando Rey (LuzLux)