Curiosity encontra pirâmide em Marte?

201506230833539RHY6X5EBK

Esta é a imagem que provocou tanta histeria nas redes sociais e em mais de 200 mil websites que promovem o sensacionalismo em português.

piramide

Conseguem ver alguma pirâmide na imagem feita pelo Curiosity?
Eu “ajudo”…

20150623094333MuKedt4c4j

É óbvio que em milhares de imagens e milhões de pedras, irão sempre existir algumas que se parecem com um rato ou um sapo ou um gorila ou ossos ou estátuas egípcias ou o Obama ou pirâmides ou o que seja (sim, são tudo coisas que os conspiradores viram em Marte). Chama-se a isso: Pareidolia.

O mesmo acontece quando olhamos para nuvens e por vezes parecem-se com alguma faceta da vizinha do 3º esquerdo.
Conseguimos ver tudo o que quisermos, logo que tenhamos uma amostra de milhões de “pedras” ou “nuvens”.

A fonte deste absurdo foi um canal de YouTube (como se sabe, é onde se procura notícias credíveis… NOT!) chamado, imagine-se, Paranormal Crucible (é necessário dizer mais alguma coisa sobre fantasias conspiratórias?).
Sem surpresa, o vídeo com a imbecilidade já teve centenas de milhares de visualizações. E pronto, mais um vigarista fez dinheiro à custa da ignorância das pessoas, que se deixam levar por qualquer imbecil de internet.

Duas perguntas:

– alguém reparou na pequenez da pedra, semelhante ao tamanho das pedras circundantes? Imagine-se que aquilo era uma pirâmide, porque os Marcianos são fãs do Egipto por alguma razão imbecil. Nesse caso, os Marcianos têm então somente alguns centímetros de altura.

– alguém sabe o que são ventifactos ou dreikanters? A Terra está cheia de pequenas pirâmides desse género. Quando se cria um vídeo no Youtube a dizer que a Terra foi invadida por Marcianinhos?

5 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. A pedra seria do tamanho de um carro pequeno.

    Seria uma pirâmide pra Smufrs verdes, claro ..

  2. Isso é uma vergonha para a imprensa generalista.

    Vivem fazendo papel de idiotas…

    • Betinhofloripa on 01/07/2015 at 12:17
    • Responder

    Professor, eu reparei sim que a pedra deveria ser minúscula. Comentei com uns colegas que levantaram a questão, visto que haviam lido a respeito na Internet.

    Isso dá indícios de que menor que a suposta pirâmide, só mesmo a mente dos jornalistas que postaram tamanha bobagem nos sites de notícias.

    Porém, se pensarmos que possa existir micro-organismos em Marte, talvez o seu comentário de que haja a possibilidade deles serem fãs da cultura egípcia antiga seja uma saída elegante para a gafe jornalística (que é chamada de “barrigada” nos meios jornalísticos, ou pelo menos era chamada assim…tudo muda o tempo todo).

    http://www.dicionarioinformal.com.br/barrigada/

    • Atamar Chalub on 01/07/2015 at 03:38
    • Responder

    fico preocupado é com os sites Globo, Terra, Uai, Yahoo, eram pra ser locais de credibilidade e no entanto estão a ajudar a prosperar a mentira discriminada, que vergonha..

    1. Discordo quanto ao site da Globo 😉

      http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/blog/observatorio/1.html

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.