Pasta de dentes para elefantes

Como para mim a ciência deve ser divertida, resolvi mostrar algumas  atividades de carácter prático que podem ser realizadas por qualquer indivíduo. Como primeira demonstração. decidi mostrar como se faz a “Pasta de dentes de elefante”.

  • 25 a 50 mL de solução de água oxigenada a 30% – pode-se comprar em drogarias ou farmácias;
  • 10 mL de solução saturada de iodeto de potássio (KI) – pode-se comprar em drogarias ou farmácias;
  • detergente líquido para lavar louças – uma pequena quantidade;
  • corante alimentar – 2 a 3 gotas;
  • um recipiente pequeno, de boca estreita.

Coloca-se  a água oxigenada com detergente e corante num recipiente pequeno, de boca estreita. Depois, deve-se despejar uma colher de café de iodeto de potássio sobre a mistura, e uma grande espuma se formará de repente.

si9on

Imagem retirada daqui

Como se pode ver na imagem é produzida uma espuma que em tubo faz lembrar uma pasta de dentes,  e as suas dimensões levam-nos para o elefante.

Qual a explicação?

A água oxigenada (ou peróxido de hidrogénio – fórmula H2O2). Ela é uma substância instável, visto que tende a perder um oxigénio para se transformar em água (fórmula H2O).

2H2O2 (aq) → 2H2O(l) + O2(g)

O iodeto de potássio (KI) acelera o processo de libertação de oxigénio, o corante alimentar dá cor e o detergente provoca a formação de bolhas causando a formação de  uma grande espuma.

H2O2 (aq) + I (aq) → H2O (l)+ IO (aq)

H2O2 (aq)+ IO (aq) → H2O (l)+ O2 (g)+ I (l)

O ião iodeto que provém do iodeto de potássio acelera a reacção e é gasto e recuperado ao longo do processo e como acelera a reacção é designado de catalisador.

Podem ver o vídeo aqui.

É preciso ter algum cuidado com a água oxigenada a 30% (100 volumes). Em contacto com a pele, provoca queimaduras, por isso cuidado com os salpicos.

Texto reeditado daqui.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights