Júpiter e Vênus em conjunção nos céus da China sob a lente de Wang, Letian

http://apod.nasa.gov/apod/image/1507/VenusandJupiterareClose_WangLetian.jpg

Wang, Letian capturou a conjunção de Vênus (embaixo) e Júpiter (com suas luas galileanas) e fez essa composição colocando a Lua Cheia da mesma noite, com o mesmo telescópio e câmera, em escala. Notem que a distância angular entre Júpiter e Vênus é aproximadamente o diâmetro visual da Lua Cheia (meio grau).

Como já falamos aqui no AstroPT, em 30 de junho de 2015, Vênus e Júpiter estiveram bem próximos nos céus, depois do pôr-do-sol.

No ápice da mais notável conjunção de 2015, os dois brilhantes planetas foram capturados em uma mesma visão telescópica aqui nessa imagem, tomada depois do pôr-do-sol em Beijing (Pequim), China.

Enquanto no hemisfério norte os brilhantes planetas estavam juntos à oeste, do outro lado dos céus a Lua Cheia surgiu nos horizonte à sudeste.

Lá na China, Wang, Letian  aproveitou a chance, capturou os três objetos e fez essa composição a partir de fotos do mesmo telescópio e câmera.

Assim, Wang, Letian colocou na mesma imagem a Lua junto dos planetas para que tenhamos uma visão em escala destes corpos celestes neste mosaico digitalmente processado.

O disco da Lua Cheia cobre cerca de meio grau nos céus, aproximadamente a mesma distância angular observada entre Vênus e Júpiter no dia 30 e junho de 2015.

Aqui podemos notar também o Vênus crescente e as luas galileanas de Júpiter. Esses mesmos detalhes podem ser apreciados a partir de pequenos telescópios e binóculos de maior porte.

http://www.skyandtelescope.com/observing/this-weeks-sky-at-a-glance-june-26-july-4/

Os céus em 04 de julho de 2015 – Crédito: Sky & Telecope

Vênus e Júpiter permanecerão próximos nos céus ainda por duas semanas. Aprecie o fenômeno!

http://www.luckwlt.com/

O astrofotógrafo Wang, Letian

Fonte

APOD: Venus and Jupiter are Close – Composição e Crédito© da Imagem: Wang, Letian

._._.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights