Um Percalço e Imagens Espectaculares!

A equipa da missão New Horizons realizou ontem, às 20 horas de Portugal continental, uma conferência de imprensa para descrever a anomalia que envolveu a sonda e o seu estado de saúde actual.

Segundo os responsáveis da missão, no dia 4 de Julho, a equipa estava a realizar simultaneamente duas operações no computador da sonda: carregar instruções para a sequência de flyby e comprimir informação recolhida pela sonda para ser transferida posteriormente para a Terra. Estas operações sobrecarregaram o processador de serviço da sonda e esta transferiu de imediato o controlo para um outro processador (a sonda tem redundância a este nível) entrando em safe mode e tentando de imediato o contacto com a Terra.

A equipa recuperou o contacto com a sonda pouco depois e recebeu telemetria (informação sobre o estado das diversas componentes da sonda) que lhe permitiu deduzir o cenário acima descrito. Em suma, a sonda está de perfeita saúde e as observações científicas irão recomeçar hoje, dia 7. Segundo Alan Stern, o investigador principal da missão, o impacto científico deste percalço é mínimo.

Crédito: NASA/JHUAPL/SWRI.

Crédito: NASA/JHUAPL/SWRI.

Entretanto, uma hora depois do final da conferência de imprensa, a equipa publicou as mais recentes imagens de Plutão, obtidas pela câmara LORRI entre os dias 1 e 3 de Julho e enviadas para a Terra imediatamente antes da anomalia que interrompeu a aquisição de dados científicos pela sonda.

Crédito: NASA/JHUAPL/SWRI.

Crédito: NASA/JHUAPL/SWRI.

Esta versão a cores foi obtida a partir da imagem de 3 de Julho da LORRI à qual foi adicionada cor com base em imagens anteriores obtidas pela câmara Ralph.

(Fonte: NASA, NASA, NASA)

7 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. pequena atmosfera em volta de plutão na ultima imagem?

    • António Castanheira on 08/07/2015 at 10:42
    • Responder

    Atendendo à distância a que a sonda ainda se encontra de Plutão, e também à colossal distância a que este se encontra do Sol, acho surpreendente a claridade (albedo) que este apresenta.

  2. Podemos concluir que a sonda é masculina. Não consegue realizar duas tarefas ao mesmo tempo…

    • Atamar Chalub on 08/07/2015 at 04:15
    • Responder

    dai a pouco veremos algumas crateras de impacto.

  3. Obviamente que não foi nada disso… a sonda tinha era tirado uma fotografia a uma nave espacial de Zyllxorg e a Nasa, na sua conspiração para cobrir as evidências de alienígenas de antenas verdes teve que dizer que tinha tido uma anomalia…

    Ou pelo menos é o que os maluquinhos das conspirações vão dizer 🙂
    Que bom que a sonda já está operacional, mal posso esperar pelas fotografias do fly-by 😀

    Carla

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights