New Horizons mostra Plutão a 8 milhões de quilômetros de distância

http://www.nasa.gov/feature/nasa-s-new-horizons-a-heart-from-pluto-as-flyby-begins/

Plutão visto a 8 milhões de quilômetros de distância em 7 de julho de 2015. A imagem foi capturada pelo dispositivo Long Range Reconnaissance Imager (LORRI) e recebida aqui na Terra em 8 de julho. O time da missão combinou os dados da LORRI com dados de menor resolução coloridos do instrumento RALPH para formar este quadro. Crédito da Imagem: NASA, Johns Hopkins Univ./APL, Southwest Research Inst.

Esta imagem capturada em 07 de julho de 2015 pela espaçonave robótica New Horizons foi obtida quando estava a 8 milhões de quilômetros de Plutão. A foto combina dados coloridos na mais detalhada visão do famoso mundo a ser explorado. Os cientistas da missão receberam os dados desta imagem em 08 de julho, pela manhã. Esta foi a primeira foto de Plutão obtida depois da anomalia ocorrida em 4 de julho que colocou a espaçonave em modo de segurança.

A região fotografada inclui a ponta de uma área escura alongada ao longo do equador de Plutão que já foi apelidada de “a baleia”.

A região brilhante em forma de coração no lado direito possui cerca 2.000 quilômetros de diâmetro, possivelmente coberta com uma geada de metano congelado, nitrogênio e/ou monóxido de carbono.

Acima destas duas regiões (a baleia e o coração) está um dos polos de Plutão, em cor intermediária.

Esta imagem está centrada perto da área que será vista durante o muito antecipado encontro de 14 de julho, quando a New Horizons executará um voo rasante sobre Plutão a uma distância estimada em cerca de 12.500 quilômetros .

Jeff Moore, líder do time Geology, Geophysics and Imaging no Ames Research Center, exclamou:

Quando observarmos esta mesma parte de Plutão na máxima aproximação, veremos porções com resoluções 500 vezes melhores do que observamos agora. Será incrível!

https://www.facebook.com/new.horizons1?fref=nf

Faltam 5 dias para a New Horizons executar o voo rasante em Plutão!

Fontes

NASA JPL: NASA’s New Horizons: A “Heart” from Pluto as Flyby Begins

APOD: 5 Million Miles from Pluto – Crédito da Imagem: NASAJohns Hopkins Univ./APLSouthwest Research Inst.

._._.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights