New Horizons e a geologia de Plutão

https://www.nasa.gov/feature/new-image-of-pluto-houston-we-have-geology

Sinais da geologia de Plutão são revelados nesta imagem tomada em 09 de julho de 2015 pela New Horizons a uma distância de 5,4 milhões de quilômetros.

Plutão está no foco da comunidade científica.

À medida que a espaçonave robótica New Horizons se aproxima do mundo inexplorado nos confins do Sistema Solar, novas características da superfície do planeta anão se tornam aparentes.

https://www.nasa.gov/sites/default/files/thumbnails/image/mh-07-10-15_puto_image_annotated.jpg

Essa versão anotada indica características geológicas tais como: 1. uma região poligonal à esquerda; 2. uma faixa de padrões complexos (centro da imagem); 3. uma região complexa na fronteira da “cauda da baleia” (embaixo, à esquerda). À direita (abaixo) um globo de referência mostra a orientação de Plutão, como o equador e o meridiano central em destaque.

Nesta imagem capturada na última quinta-feira (09 de julho de 2015) uma estrutura poligonal incomum com cerca de 200 quilômetros de largura aparece visível à esquerda, enquanto que logo abaixo se vê uma grande superfície relativamente complexa cruzando diagonalmente o planeta anão.

As imagens que têm sido fornecidas pela New Horizons, bem como os dados destas estruturas, serão estudadas por anos em um esforço para melhor compreender a história geológica de Plutão e do nosso Sistema Solar.

Depois se sofrer uma preocupante paralisação na semana passada (4 de julho), a New Horizons está em boa saúde e fará o histórico ‘flyby’ sobre Plutão e suas 5 luas na próxima terça-feira, 14 de julho de 2015.

https://www.nasa.gov/sites/default/files/thumbnails/image/nh-michael_soluri_team_7-10-15.jpg

O time de cientistas reage ao analisar as novas imagens de Plutão na Johns Hopkins University Applied Physics Lab em 10 de julho 2015. Da esquerda para a direita: Cathy Olkin, Jason Cook, Alan Stern, Will Grundy, Casey Lisse e Carly Howett. Crédito: Michael Soluri.

Fontes

APOD: Geology on Pluto – Crédito da Imagem: NASAJohns Hopkins Univ./APLSouthwest Research Inst.

NASA: New Image of Pluto: ‘Houston, We Have Geology’

Centauri Dreams: New Horizons: Detecting Geology

._._.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights