14 de julho de 2015 – New Horizons visita Plutão e suas luas

http://apod.nasa.gov/apod/image/1507/PlutoCharon01_NewHorizons_1422.jpg

Plutão e Caronte visitados pela New Horizons, Créditos da Imagem ©: NASA, Johns Hopkins Univ./APL, Southwest Research Inst.

Conseguirá a New Horizons sobreviver a aproximação máxima de Plutão e retornar imagens úteis e dados do planeta anão e suas luas? A humanidade saberá isso em breve.

Independentemente de quão bem ela funcione, a New Horizons vai passar velozmente através do Sistema de Plutão e suas luas hoje, 14 de julho de 2015, no horário de 11:50 UT (07:50 am EDT – 08:50 em Brasília – 12:50 em Portugal).

Para executar com sucesso o seu trabalho, sem interrupções, a espaçonave robótica foi pré-programada para as atividades críticas do dia mais importante da sua missão e intencionalmente colocada fora de contato com a Terra. Somente no horário de 01:00 am UT, em 15 de julho, que corresponde a 09:00 pm EDT em 14 de julho (22:00 Brasília), as comunicações serão restabelecidas.

Por causa disso grande parte da humanidade estará ansiosamente esperando por esse momento, segurando sua respiração, torcendo para que esta espaçonave do tamanho de um piano se comunique novamente com as estações terrestres no solo (Deep Space Network).

Contamos com que a partir do restabelecimento das comunicações  a New Horizons inicie as atividades de envio para a Terra dos dados inéditos e esclarecedores sobre um mundo que permanecia longe e misterioso desde sua descoberta há 85 anos.

Na imagem acima temos uma composição de imagens da lua Caronte (à esquerda) e Plutão (à direita) capturadas há 3 dias, já mostrando ambos os mundos em detalhes sem precedentes.

Fonte

APOD: New Horizons Passes Pluto and Charon – Créditos da Imagem ©: NASAJohns Hopkins Univ./APLSouthwest Research Inst.

._._.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights