Aprovados nomes oficiais para 17 crateras de Ceres

Ceres_FC_Dawn_060615A misteriosa cratera Occator vista pela sonda Dawn, a 06 de junho de 2015.
Crédito: NASA/JPL-Caltech/UCLA/MPS/DLR/IDA.

Foram aprovados os nomes oficiais de 17 crateras de impacto recentemente descobertas pela sonda Dawn na superfície de Ceres. De acordo com o sistema de nomenclatura adotado pela União Astronómica Internacional, as crateras cererianas recebem os nomes de divindades associadas à agricultura e à vegetação. A lista agora aprovada inclui os nomes:

• Asari – deus sírio da agricultura;
  • Coniraya – deus inca responsável pelo sistema de agricultura em terraços e pela irrigação;
  • Gaue – deusa germânica à qual se faziam oferendas durante o período das colheitas de centeio;
  • Dantu – deus ganês associado à plantação do milho;
  • Ezinu – deusa suméria dos cereais;
  • Fejokoo – deus nigeriano responsável pelo abastecimento de inhames às populações;
  • Haulani – deusa havaiana das plantas;
  • Kerwan – espírito hopi dos rebentos do milho;
  • Nawish – guardião acoma dos campos agrícolas;
  • Occator – divindade romana da lavoura;
  • Kirnis – espírito lituano guardião das cerejeiras;
  • Rongo – deus maori da agricultura de produtos comestíveis;
  • Sintana – divindade colombiana que produzia a terra negra fértil para a sementeira;
  • Toharu – deus pawnee dos alimentos e da vegetação;
  • Urvara – divindade indiana e iraniana das plantas e dos campos;
  • Yalode – deusa dahomey adorada pelas mulheres nos rituais das colheitas;
  • Zadeni – antigo deus georgiano das colheitas abundantes.

1. Noto que pararam as noticias relevantes quanto a Ceres, mesmo olhando no site da NASA. Ok, adorei as imagens, crateras, montanhas, etc. Mas e a composição química da mancha branca? E as demais informações dos sensores da Dawn? Já faz um tempinho que a sonda está a orbitar Ceres, não entendo a demora.

1. Olá Aureo,

Como respondi em cima ao Nuno Mata, a Dawn teve problemas com o sistema de controlo de orientação, o que atrasou o início da terceira órbita de mapeamento de Ceres. Os cientistas da missão vão esperar que a sonda desça até uma órbita mais próxima da superfície para obterem espetros com maior resolução. Só depois se pronunciarão acerca da composição destas e doutras manchas brilhantes na superfície de Ceres. 😉

2. Bom dia Sérgio. Ainda bem que actualiza as informações de Ceres. Por acaso ainda não se sabe o que poderão ser as manchas luminosas na cratera? Sei que o destaque agora está todo em Plutão, mas estou mesmo curioso com esta questão. 😉 já agora. O que podemos chamar a Ceres? Planeta-anão? Planeta embrionário com a formação interrompida? Obrigado.

1. Olá Nuno,

A Dawn concluiu a 30 de junho a sua segunda órbita de mapeamento de Ceres, a uma altitude de 4400 km. Infelizmente, uma anomalia no sistema de controlo da orientação colocou todos os seus sistemas em modo de segurança, impedindo-a de iniciar a descida para a sua terceira órbita de mapeamento, a uma altitude de 1450 km.

Neste momento, a sonda encontra-se estável e de boa saúde, mas vai prolongar a sua estadia na mesma órbita até que os engenheiros da missão tenham concluído todas as operações necessárias para identificarem e corrigirem o problema.

Entretanto, não há mais novidades acerca das manchas. O que se sabe até agora é que não são certamente focos de luz, mas sim materiais altamente refletivos expostos em pequenas áreas no interior da cratera.

Quanto á classificação, Ceres é sem dúvida um planeta anão. Do ponto de vista estrutural, é radicalmente diferente da grande maioria dos objetos que povoam a Cintura de Asteroides. Do ponto de vista da sua história, ainda é cedo para os cientistas se pronunciarem. 😉