Cometa PanSTARRS, Lua e Vénus

Nesta imagem, feita na Nova Zelândia, vemos uma árvore Norfolk Island Pine (Pinheiro-de-Norfolk); à sua esquerda conseguimos ver as duas caudas do Cometa C/2014 Q1 (PANSTARRS); acima da árvore vemos Vénus; e um pouco mais acima vemos a Lua.
Júpiter também aparece na imagem, mas como é envergonhado, está escondido entre os ramos da árvore. 🙂

Crédito: Judy Schmidt

Crédito das anotações: Judy Schmidt

3 comentários

    • Samuel Cernunnos on 24/07/2015 at 18:05
    • Responder

    Linda imagem, e gostei muito das anotações na segunda imagem, principalmente das estrelas. Notei que Vênus ( com ^ mesmo sou brasileiro) esta aparentemente mais brilhante que Júpiter .

  1. Olá, sr. Carlos.

    Olhando para a foto e para o alinhamento quase vertical entre Vénus e Júpiter (quase 90º para baixo em oposição à nossa perspectiva nortenha, que é horizontal), pensei se não seria uma belíssima prova para mostrar aos pseudos (defraudadores e crentes) que o nosso planeta é, de facto, quasi-redondo, comparando estas duas perspectivas… Um pouco ao estilo de Eratóstenes, mas numa versão nocturna! 😉
    E daí, pesquisei por uma demonstração deste género, mas sem sucesso. Sabe se existe alguma e se poderia publicá-la?

    Um outro assunto (que penso que seja similar) é o das fases da lua, nomeadamente os quartos. Intriga-me/confunde-me as vistas diferentes da mesma geometria em cada hemisfério, o porquê de aparecerem como opostas…

    Mais uma vez um enorme obrigado pelo contributo científico deste site e pelo seu trabalho e da sua equipa! 🙂

    Abraço.

    1. Olá Tiago,

      Pode usar o Stellarium para fazer esse tipo de simulações (pode descarregar o software gratuitamente aqui: http://www.stellarium.org/).

      Quanto à sua segunda questão, o Tiago deu a resposta logo no início do comentário. A Lua aparece com uma orientação diferente no hemisfério oposto porque o nosso planeta é redondo. Veja estas duas fotos que demonstram com clareza esse efeito: http://epod.usra.edu/blog/2011/09/perspective-of-the-moon-from-the-northern-and-southern-hemispheres.html. 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights