Marketing da FOX traz Michio Kaku explorando a ciência em Quarteto Fantástico

F42015

É bem provável que vocês conheçam o físico teórico Michio Kaku. Assim como Neil deGrasse Tyson, ele é um dos “popstars” da ciência atual. Mas, um pouco diferente de Tyson, ele é mais conhecido pelos seus “vôos criativos” a respeito de temas como o futuro da humanidade, por exemplo. De qualquer maneira, é um dos nomes que tenta levar a ciência para a cultura pop. E agora se uniu a 20th Century Fox para explorar a ciência por trás do filme “Quarteto Fantástico”.

A produção é baseada nas histórias em quadrinhos da Marvel Comics que conta a história de 4 amigos que embarcam em uma viagem espacial e, ao serem atingidos por raios cósmicos, têm sua estrutura molecular alterada de forma que adquirem poderes grotescos: Reed Richards é capaz de esticar seu corpo sem perder a flexibilidade, Sue Storm é capaz de ficar invisível e projetar campos de força; Johnny Storm é capaz de voar e envolver seu corpo em chamas; e Ben Grimm possui um corpo de pedra.

A Fox produziu, na década passada, dois filmes baseados nos personagens, que não foram bem recebidos pelo público por serem considerados “bobos demais”. A nova encarnação é uma reinterpretação completamente nova das HQs, numa versão mais séria e calcada na ficção científica e menos no aspecto “super-herói”. Nessa nova versão, Reed Richards desvenda os segredos da viagem interdimensional e embarca com uma equipe numa jornada para descobrir os mistérios de outras realidades. Mas a viagem não acaba como o esperado e os 4 amigos se tornam os únicos sobreviventes da jornada – além de retornarem com os poderes anteriormente citados.

Para ressaltar as diferenças desta nova versão do Quarteto em relação aos filmes anteriores, o marketing da Fox investiu na brincadeira de afinar os limites entre realidade e ficção chamando Michio Kaku para apresentar uma série de vídeos que discorrem sobre temas teórico-científicos que são abordados no filme. Os vídeos estão em inglês, mas ainda assim valem pela curiosidade. Quarteto Fantástico estreia 7 de Agosto nos cinemas.

 

Outro filme que trará um cientista do mundo real é Batman v Superman: Dawn of Justice, que contará com a participação de Neil deGrasse Tyson como ele mesmo. Vale lembrar que Tyson também já apareceu nas HQs do Superman, mostrando para Clark a exata posição onde ficava Krypton, planeta natal do herói, que inclusive foi capaz de presenciar a destruição de Krypton – uma vez que nossa observação do planeta é defasada por conta das distâncias estelares, o que conseguimos visualizar não é o que ocorre atualmente naquela localização, e sim o que aconteceu no passado. Por uma conveniência narrativa com óbvio apelo dramático, o passado que “casa” com nossa visualização é justamente o momento da destruição do planeta natal do Superman.

supertyson1

supertyson2

supertyson3

2 comentários

  1. Embora não o conheça pessoalmente o Dr. Michio Kaku, considero-o uma pessoa honesta nas suas exposições sobre os eventos do cosmos , dos quais ainda não existe “grande” informação. Um desses eventos são os “Buracos Negros”, que se calhar de “buraco” tem pouco e o Dr. Kaku expressou num programa televisivo a que assisti que: “Quando se fala de Singularidade , é sinónimo de que não se percebe “patavina” do que se passa no interior do “Buraco Negro”…”
    Bom…eu garantidamente que também não sei, nem se quer suponho poder vir a entender os mecanismos internos de um “Buraco Negro”, mas aprecio a honestidade desse Senhor em vez de dizer “baboseiras tecnocratas” no programa.

    Os meus cumprimentos ao Dr. Michio Kaku.

    1. Cuidado com o Michio Kaku 😉 Ele é bastante sensacionalista, sobretudo quando vai à FOXnews 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights