A Via Láctea sobre Uluru na Austrália por Babak Tafreshi

A Via Láctea sobre Uluru na Austrália – Crédito da Imagem ©: Babak Tafreshi (TWAN)

As áreas centrais da nossa galáxia Via Láctea crescem sobre a famosa Pedra Uluru/Ayers, nesta fantástica paisagem noturna capturada na Austrália pelo astrofotógrafo Babak Tafreshi (TWAN).

Registrada em 13 de julho de 2015, a imagem nos mostra uma tênue luminescência ao longo do horizonte que revela a silhueta da mais reconhecível formação rochosa da Austrália central.

Além da Pedra Uluru, é claro, as grandes nuvens de poeira cósmica da nossa Via Láctea aparecem também com suas silhuetas cósmicas em destaque, como fendas escuras ao longo do tênue conglomerado de estrelas.

Sobre o bulbo central galáctico rios de poeira cósmica convergem na estrela supergigante amarelada Antares. À esquerda de Antares, o planeta Saturno brilha nos céus.

Sobre Uluru

No coração do Outback australiano uma massiva pedra avermelhada se ergue cercada de uma paisagem erodida praticamente plana. A Pedra Uluru (Ayer’s Rock) é um monólito de 348 metros de altura, medindo a largura de 3,6 km por 9,4 km. Uluru é um local sagrado para o povo nativo aborígene. A pedra Uluru foi escavada e esculpida através dos tempos, erodida pelo vento e pela água.

A Pedra Uluru/Ayers vista do espaço. Esta icônica imagem da Rocha Uluru e o terreno circundante foi capturada pelo satélite Space Imaging’s Ikonos em 17 de janeiro de 2004.

Fontes