Existem ainda elementos sem nome oficial

Podemos ver aqui como os os elementos obtiveram o seu nome. No entanto há alguns elementos que ainda não têm nome.  É o caso do elemento 117 (Ununséptio), que foi confirmado recentemente. Existe ainda o elemento 118, que já foi descoberto, mas ainda não foi confirmado por um grupo independente.

O Livermório (Lv) e o Fleróvio (Fl) foram os últimos elementos a terem um nome oficial.  Os nomes Livermório e Fleróvio foram dados em homenagem, respectivamente, ao Laboratório Nacional Livermore (nos Estados Unidos) da América e ao Laboratório Flerov da Rússia.

Imagem retirada daqui.

Sobre o elemento Ununséptio: foi descoberto em 2010  na Rússia (conseguiram produzir 6 átomos), mas só agora confirmado com a produção de 4 átomos num laboratório diferente e por outros cientistas  (Universidade Johannes Gutenberg em Mainz, na Alemanha).

A produção destes 4 átomos começou nos EUA, no Laboratório Nacional de Oak Ridge; foram produzidos – processo que demorou 18 meses – 13 miligramas de Berkélio-249 puro. Este elemento é instável – ao fim de 330 dias a sua quantidade é reduzida para metade.

O Berkélio-249  foi então enviado para a Universidade Johannes Gutenberg, na Alemanha, e bombardeado com núcleos de cálcio (número atómico 20) para produzir os tais 4 átomos de Ununséptio.

Pelos vistos, tenho que actualizar a minha caneca com a tabela periódica que comprei em 2000. Desde esse ano, novos elementos apareceram.

2014-05-07-16-31-59

Também aqui.

3 comentários

  1. O elemento 117 não tem nome oficial. É denominado de Ununséptio, do latim um, um, sete! Enquanto não tiverem um nome oficial eles são denominados pelo seu número atómico.

    Espero ter esclarecido.

    1. Obrigado. Percebido! 😉

  2. Ricardo,

    Não percebi isto: o elemento 117 não tem nome ou chama-se Ununséptio ?

    abraços

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights