Paul C. Swift captura panorama cósmico na constelação de Cygnus e mostra a supergigante Sadr, a Nebulosa da Borboleta e a Nebulosa Crescente

Panorama no centro da constelação Cygnus (o Cisne). Crédito da Imagem ©: Paul C. Swift

Em pinceladas cósmicas de gás hidrogênio incandescente, esta bela pintura celeste se espalha através do plano da nossa galáxia Via Láctea no centro da constelação do hemisfério norte Cygnus (o Cisne).

A imagem em destaque se estende por cerca de seis graus nos céus. A estrela supergigante brilhante Sadr (Gamma Cygni) aparece em evidência na parte superior esquerda do centro da imagem, à frente das nuvens de gás e poeira complexos e populosos campos estelares.

À esquerda de γ Cygni, temos a famosa nebulosa IC 1318, sob a forma de duas asas luminosas divididas por uma longa faixa de poeira escura. Seu nome popular é: ‘Nebulosa da Borboleta’ (Butterfly Nebula).

A nebulosa brilhante azul claro mais compacta na parte inferior direita é a NGC 6888, a ‘Nebulosa Crescente’ (Crescent Nebula), ver abaixo:

NGC 6888 – a Nebulosa Crescente em detalhe no centro da imagem. Crédito: Paul C. Swift

Sadr

Algumas estimativas de distância para γ Cygni (Sadr, Sador, Sadir, Sadr al Dedjadjet, Pectus Gallinæ ou 37 Cygni) colocam esta estrela supergigante classe F8 a cerca de 1.800 anos-luz com 15% de margem de erro. Sadr tem a massa calculada de 12 vezes a do Sol e um diâmetro 150 vezes maior. Sadr já esgotou o hidrogênio de seu núcleo e está em fase terminal caminhando para uma explosão como supernova. Por ser tão massiva, Sadr tem consumido sua energia de forma muito mais veloz que o Sol. Assim, Sadr tem ‘apenas’ 12 milhões de anos de idade.

As distâncias estimadas das nebulosas IC 1318 e NGC 6888 estão na faixa dos 2.000 a 5.000 anos-luz.

APOD: Central Cygnus Skyscape – Crédito da Imagem ©: Paul C. Swift