M27: a nebulosa planetária do Haltere por Francesco di Biase

Não, não é um cometa … conforme Charles Messier anotou, no século XVIII

http://apod.nasa.gov/apod/ap150820.html

A nebulosa planetária do Haltere (M27) – Crédito da imagem ©: Francesco di Biase

Caçando cometas pelos céus do século 18 na França, o astrônomo Charles Messier diligentemente criou uma lista de objetos encontrados que definitivamente não eram cometas.

Descoberto em 1764, este é o objeto número 27 da sua agora famosa lista de ‘não cometas’. De fato, os astrônomos do século 21 classificariam com facilidade este objeto como uma nebulosa planetária, mas, obviamente isto não é um planeta, mesmo que pareça algo redondo como um planeta na visão de um telescópio de pequeno porte.

Messier 27 (M27 ou NGC 6853) é um excelente exemplo de uma nebulosa gasosa de emissão criada quando um sol como o nosso esgota seu combustível nuclear no seu centro, deixando de realizar a nucleossíntese.

A nebulosa planetária se forma quando as camadas exteriores da estrela terminal são expelidas para o espaço. O seu brilho visível é gerado pelos átomos excitados pela intensa radiação ultravioleta emitida pela estrela moribunda.

Conhecida popularmente como Nebulosa do Haltere (em inglês: Dumbbell Nebula), esta simétrica nuvem de gás interestelar tem um diâmetro estimado em 2,5 anos-luz e reside a 1.200 anos luz na direção da constelação de Vulpecula (a raposa).

Esta impressionante composição colorida destaca detalhes dentro da bem conhecida região central e também revela nuances, raramente fotografados, do halo externo da nebulosa. A composição incorpora dados no visível com diversas imagens registradas usando filtros sensíveis as assinaturas espectrais do Enxofre (SII), Hidrogênio-α e Oxigênio duplamente ionizado (OIII).

Fontes

APOD:

M27: Not a Comet  – Crédito da imagem ©: Francesco di Biase

M27: The Dumbbell Nebula – Crédito da imagem ©: Bill Snyder (Bill Snyder Photography)

Bill Snyder Photography (Dumbbell Nebula)

._._.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights