Livro História da Astronomia no Brasil disponível para download gratuito

hdanb

O Museu Nacional de Astronomia e Ciências Afins (Mast/MCTI) disponibilizou, em seu site, a publicação História da Astronomia no Brasil. Dividida em dois volumes, o texto compila 1297 páginas de artigos em linguagem não especializada que analisam, desde registros astronômicos pré-históricos encontrados no país, até as iniciativas internacionais recentes, como o projeto do Telescópio Soar*.

O último relato abrangente havia sido feito em 1955, pelo cientista Abrahão de Moraes. Além dos principais estudos realizados pelos astrônomos brasileiros, a publicação registra curiosidade, como o incidente de 13 de agosto de 1930, na região do Rio Curuça, no Estado do Amazonas, onde meteoritos explodiram pouco acima do solo e abriram uma cratera de 1 quilômetro de diâmetro em plena Floresta Amazônica, próximo à fronteira com o Peru.

Também estão entre os destaques as pesquisas de Cesar Lattes, principal nome da ciência nacional que, por decisão polêmica, deixou de receber o Prêmio Nobel (e que também empresta seu sobrenome à plataforma que serve como base de dados para os profissionais da ciência no Brasil). O livro é uma realização do Mast que contou com o apoio da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco.

Baixe os dois volumes gratuitamente aqui.

Fonte:
Mast

*Telescópio situado em Cerro Pachón, uma montanha dos Andes Chilenos, e projetado para produzir imagens de qualidade melhor que as de qualquer outro observatório do mundo em sua categoria. Foi financiado por um consórcio com o Brasil (representado pelo CNPq), o National Optical Astronomy Observatory (NOAO), a Universidade da Carolina do Norte (UNC) e a Universidade Estadual de Michigan (MSU).

3 comentários

  1. Oi. Não consegui baixar seus livros. Você poderia enviá-los para mim? Obrigada.

  2. Grande trabalho! Felicito a todos! Muito obrigada.

    • F. E. P. Doutel de Andrade on 13/02/2016 at 23:27
    • Responder

    Parabéns pela obra e muito obrigado pela disponibilização.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.