Plutão em cores pela New Horizons

Para quem já está com saudades de Plutão…

http://apod.nasa.gov/apod/image/1508/PlutoEnhanced_NewHorizons_1920.jpg

Plutão em cores enriquecidas capturado pela New Horizons

Plutão é muito mais colorido do que nossos olhos conseguem ver.

Dados em cores e imagens do mais famoso planeta anão do Sistema Solar, capturados pela espaçonave robótica New Horizons durante o histórico sobrevoo em julho de 2015, foram combinados digitalmente para nos dar uma visão enriquecida deste antigo mundo que hospeda uma superfície surpreendentemente jovem.

Esta imagem em cores enriquecidas não é só esteticamente mais bela mas também cientificamente muito mais útil, tornando as regiões com composições químicas distintas visualmente discerníveis.

Por exemplo: repare com atenção na região em formato de coração em cores claras (Tombaugh Regio) na parte inferior direita da imagem. A área do ‘coração de Plutão’ aparece aqui claramente mostrando que na verdade é composta de dois lóbulos geologicamente diferentes. O lóbulo da esquerda (Sputnik Planum) se revela como uma superfície suave. As cores nos informam que o lóbulo da direita apresenta um relevo bem mais enrugado.

A New Horizons continua sua jornada agora bem além de Plutão. Embora a espaçonave esteja nos enviando lentamente novas imagens e dados de Plutão capturados no sobrevoo épico sobre Plutão, dentro em breve ela será direcionada para uma nova etapa da missão: um flyby sobre o asteroide 2014 MU69 em janeiro de 2019. Veja o diagrama abaixo:

http://pluto.jhuapl.edu/News-Center/News-Article.php?page=20150828

Caminho da New Horizons na direção do próximo alvo (PT1), o objeto do Cinturão de Kuiper denominado 2014 MU69. Créditos: NASA/Johns Hopkins University Applied Physics Laboratory/Southwest Research Institute/Alex Parker

Fontes

NASA: Pluto Dazzles in False Color

APOD: Pluto in Enhanced Color – Crédito da imagem: NASAJohns Hopkins Univ./APLSouthwest Research Inst.

._._.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights