Mais um livro nacional para download gratuito: História da Física

hf

Todo mundo que faz divulgação científica em algum nível (do informal ao profissional) sabe a dificuldade de se transmitir certos conteúdos para o público leigo, e a Física é um caso bastante acentuado pela própria natureza dos objetos de estudo. E, se isso já é difícil de ser feito por cientistas, que entendem do riscado, imagina por jornalistas. Ainda assim, o jornalismo científico é o que temos como ponte entre a comunidade científica e a sociedade.

Mas nem tudo é tão desastroso assim. Existem jornalistas que se empenham em divulgar a ciência de maneira correta; são pequenas agulhas no palheiro, mas existem. Entre eles está Cássio Leite Vieira, que agora lança um livro que explora suas contribuições na divulgação da ciência, brasileira e mundial.

História da física: artigos, ensaios e resenhas é uma coletânea de reportagens escritas pelo autor ao longo das últimas décadas, editado pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas e disponível para download gratuito em formato PDF. Os textos oferecem um panorama dos grandes avanços científicos da física nos séculos XIX e XX, abordando a física internacional, a física brasileira e também resenhas de livros sobre grandes cientistas da área.

Além disso, o livro cobre o contexto histórico das grandes descobertas, a vida de diversos cientistas e curiosidades menos conhecidas da área. Um livro que certamente vale a pena ter na prateleira virtual.

Você pode baixar a obra completa aqui.

Fonte:
Pesquisa Fapesp

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights