M31, M33 e Mirach capturadas por Malcolm Park

http://apod.nasa.gov/apod/image/1509/M31M33MirachMalcolm2048.jpg

As galáxias espirais vizinhas M31 (esquerda) e M33 (direita) e a estrela Mirach ao centro – Crédito da Imagem©: Malcolm Park (North York Astronomical Association)

As galáxias M31 (à esquerda) e M33 (à direita), separadas nos céus por cerca de 14 graus (28 Luas Cheias) são ambas componentes de grande porte do Grupo Local, junto com a nossa galáxia Via Láctea.

Esta composição multi-câmera em grande ângulo mostra detalhes das estruturas espirais das duas galáxias, balanceadas em campos estelares em cada lado da estrela central brilhante Mirach, a estrela beta da constelação de Andrômeda.

Mirach é uma estrela relativamente próxima, pois reside a 200 anos luz do Sol. Por outro lado, M31, a galáxia de Andrômeda, situa-se a 2,5 milhões de anos e a M33, a galáxia do Triangulo, também está distante, a 3 milhões de anos luz.

Qual o destino de M31, M33 e a Via Láctea?

Embora nos pareçam bem distantes entre si, M31 e M33 estão gravitacionalmente engajadas em um ‘cabo-de-guerra’ cósmico.

De fato, rádio astrônomos tem encontrado evidências da presença de uma ponte de gás hidrogênio molecular conectando as duas galáxias, o que denota a ocorrência de um encontro entre M31 e M33 no passado.

Medidas consistentes e simulações computacionais atualmente preveem que o trio composto pela nossa Via Láctea, a M31 e a M33 passará por mútuos encontros. As três potencialmente irão se fundir em uma só galáxia dentro de bilhões de anos no futuro.

Fonte

APOD: M31 versus M33 – Crédito da Imagem©: Malcolm Park (North York Astronomical Association)

Artigo Científico

The M31 Velocity Vector. III. Future Milky Way-M31-M33 Orbital Evolution, Merging, and Fate of the Sun

._._.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights