Eclipse lunar total nos céus do Sul sobre os telescópios gêmeos de Magalhães por Yuri Beletsky

http://apod.nasa.gov/apod/ap151001.html

Eclipse lunar total nos céus do sul e a Via Láctea sobre os telescópios gêmeos de Magalhães por Yuri Beletsky

Este panorama nos céus meridionais foi registrado pelo astrofotógrafo Yuri Beletsky na colorida noite de 27/28 de setembro de 2015, a partir do Observatório Carnegie Las Campanas.

O brilho difuso entremeado por fendas escuras da Via Láctea central se destaca sobre os domos dos telescópios gêmeos de 6,5 metros de Magalhães.

http://apod.nasa.gov/apod/image/1510/lunareclipse_27Sep_beletsky.jpg

Eclipse lunar total nos céus do sul e a Via Láctea sobre os telescópios gêmeos de Magalhães por Yuri Beletsky – panorama completo

Mas, o que salta aos olhos nessa imagem é o brilho avermelhado da Lua Cheia. Imersa na sombra terrestre durante o tão esperado eclipse total no perigeu, a superfície lunar reflete a luz somada de cada pôr-do-sol e nascer do Sol espalhados e refratados dentro da umbra em formato de cone da Terra.

Junto com o tom dramático da Lua eclipsada, outras cores daquela rara noite foram capturadas pela câmera digital sensível. A imagem inclui os tons vermelhos e verdes da luminescência atmosférica. Os espectadores mais atentos também podem notar a Galáxia de Andrômeda abaixo da Lua, vista como uma pequena mancha através da luminescência atmosférica avermelhada, acima das luzes artificiais ao longo do horizonte .

As Nuvens de Magalhães, galáxias satélites da Via Láctea se juntam na extrema esquerda deste quadro panorâmico.

Fonte

APOD: Eclipsed in Southern Skies – Crédito da imagem©: Yuri Beletsky (Carnegie Las Campanas Observatory)

._._.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights