M104: a galáxia do Sombrero em infravermelho pelo Spitzer

http://apod.nasa.gov/apod/image/1510/sombrero_spitzer_3000.jpg

Galáxia do Sombrero (M104) – Créditos: R. Kennicutt (Steward Obs.) et al., SSC, JPL, Caltech, NASA

Este anel flutuante tem o tamanho de uma galáxia. De fato, trata-se de uma galáxia, ou, pelo menos, parte de uma: a fotogênica galáxia do Sombrero.

De fato, Sombrero é uma das maiores galáxias do vizinho aglomerado galáctico de Virgem (Virgo).

A escura faixa de poeira que obscurece a seção media da galáxia do Sombrero no espectro da luz visível, em contrapartida, brilha fortemente no infravermelho.

http://apod.nasa.gov/apod/ap070505.html

Outra imagem composta da galáxia do Sombrero agregando capturas pelo Chandra (raios-X), Hubble (visível) e Spitzer (infravermelho). Créditos: raios-X: NASA/UMass/Q.D.Wang et al.; Ótico: NASA/STScI/AURA/Hubble Heritage; Infravermelho: NASA/JPL-Caltech/Univ. AZ/R.Kennicutt/SINGS Team

A imagem em destaque, digitalmente processada, mostra o brilho infravermelho, registrada pelo Spitzer Space Telescope. Essa imagem foi combinada em cores falsas com uma existente foto anteriormente capturada pelo Hubble Space Telescope no visível, conforme acima.

A galáxia do Sombrero, catalogada como M104, se espalha por 50.000 anos luz e reside a 28 milhões de anos luz de distância da Terra. M104 pode ser visualizada a partir de um telescópio de pequeno porte na direção da constelação de Virgo (Virgem).

Fontes

Spitzer: Spitzer Spies Spectacular Sombrero

APOD:

._._.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights