Space Today TV Ep.49 – As Efemérides de 7 a 12 de Outubro de 2015 e as Notícias Astronômicas

Quer saber o que ver no céu até o dia 12 de Outubro de 2015? As efemérides astronômicas do canal Space Today TV estão de volta. Um resumo completo dos fenômenos que poderão ser observados você só encontra aqui!!! De lambuja, você ainda ganha uma revisão completa das notícias que foram destaque sobre a ISS na últimas duas semanas e no final pode apreciar um belo cartão postal enviado para a Terra pelo jipe robô Curiosity. Diversão, com informação de verdade, você só encontra aqui, no Space Today TV!!!

7 de Outubro – No norte, por volta das 23:20, observar a galáxia de andrômeda, M31, magnitude 3.5.
                        – Horizonte oeste, logo após o pôr-do-Sol, Saturno se pondo e o cometa Catalina também.
8 de Outubro – Acima do horizonte Norte, observar o Asteroide Vesta, magnitude = 6.33
9 de Outubro – Conjunção Lua Marte, no leste ao amanhecer, antes do nascer do Sol, por volta das 5 da manhã
10 de Outubro – Belo alinhamento no horizonte leste, antes do nascer do Sol, Mercúrio, Lua, Júpiter, Vênus
11 de Outubro – Conjunção Lua e Mercúrio, horizonte leste antes do nascer do Sol
12 de Outubro – Urano em Oposição, magnitude = 5.71 20:30, observar com telescópio.


Notícias:
– Colocando algumas notícias em dia.
– Uma conferência de imprensa aconteceu no Johnson Space Center da NASA no dia 24 de Setembro de 2015, com a próxima tripulação que será enviada para a ISS, incluindo o astronauta da NASA Tim Kopra, o astronauta da ESA Timothy Peake e o cosmonauta da ROSCOSMOS Yuri Malenchenko.
– Eles serão lançados para a ISS no dia 15 de Dezembro de 2015, desde o Cosmódromo de Baikonur no Cazaquistão e lá devem ficar até o mês de Maio de 2016.
– A última semana de Setembro e o início do mês de Outubro foi agitado na ISS, primeiro, o módulo de carga japonês, HTV 5, depois de passar 5 semanas acoplado à ISS levando mantimentos, foi desacoplado, um dia depois, entrou na atmosfera da Terra e queimou sobre o Oceano Pacífico.
– No dia 1 de Outubro, a nave de carga russa Progress, decolou do cosmódromo de Baikonur no Cazaquistão, e depois de 6 horas chegou à ISS levando mais de 3 toneladas  de comida, combustível e equipamentos para a tripulação da Expedição 45, e o veículo ficará atracado a ISS até o começo de Dezembro de 2015.
– Na ISS, os astronautas estão experimentando uma tecnologia que poderia permitir com que eles pudessem à distância controlar um rover, ou uma sonda em solo marciano.
– Se os astronautas puderem controlar os rovers, isso diminuirá drasticamente o tempo de resposta dos rovers nas manobras necessárias.
– Além disso, esses robôs poderiam ser controlados à distância na Terra, para acessarem locais perigosos para os seres humanos.
Link para o post no blog sobre a imagem do Curiosity:

Obrigado pela audiência e boa diversão!!!

1 comentário

  1. Acompanho teu canal do youtube e acho fantástico, tal qual o AstroPT onde também sou colaborador. Tua participação aqui começou quando?
    Fico muito feliz de te ver por aqui também Sérgio, um abraço.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.