Curiosity confirma a presença de lagos antigos em Marte

A área "Kimberley" em Marte.

A área “Kimberley” em Marte.

Marte teve mares, lagos e rios, há mais de 3 mil milhões (bilhões, no Brasil) de anos atrás.

Ao analisar as rochas sedimentares da cratera Gale, o Curiosity deu-nos ainda mais evidências que nesse local existia uma enorme quantidade de água no estado líquido na superfície do planeta.
Esses grandes lagos (com profundidades até 75 metros) teriam se formado há cerca 3,5 mil milhões (bilhões) de anos (na verdade, entre 3,8 e 3,3 mil milhões de anos), e duraram “somente” 10 milhões de anos. Na verdade, seriam lagos “intermitentes”: duravam entre 100 e 10 mil anos, depois secavam, depois voltavam novamente, e assim subsequentemente ao longo de 10 milhões de anos.

A área Hidden Valley, em Marte.

A área “Hidden Valley” em Marte.

John Grotzinger, investigador-principal deste estudo, explica: “A erosão na parede e borda norte da cratera Gale gerou cascalho transportado para o sul em pequenos ribeiros/córregos. Esses depósitos avançavam em direção ao interior da cratera, rio abaixo, se transformando em depósitos mais finos (textura de areia). E deltas ali marcavam o limite de um lago antigo onde sedimentos ainda mais finos (textura de lama) se acumulavam, preenchendo a cratera e o leito do lago.” (tradução da Globo)

ilustração artística do que teria sido a cratera Gale

ilustração artística do que teria sido a cratera Gale

Esse ambiente húmido e lamacento é muito parecido com os ambientes terrestres.
Nessa altura, teria a vida se formado lá como se formou aqui?

Leiam aqui, aqui e aqui.

Crédito: Karl Tate, SPACE.com

Crédito: Karl Tate, SPACE.com

1 comentário

  1. Eu fico perplexo com tanta publicidade em volta da NASA e Marte. Pessoalmente a NASA é uma Instituição de respeito na dimenção digital e robótica. Já no que diz respeito á colocação de astronautas no planeta Marte … tenho sérias dúvidas …
    questões como ar, atmosfera versus gravidade, sistema imunitário humano, vegetais e estufas, ginágio (fortalecer os musculos), psicologia, necessidades afectivas, possibilidades de anormalias electro-electrónicas, problemas médicos, mecânicos informticos etc etc etc etc … requerem um manual de sobrevivência na utilização dos materiais existentes´para solucionar os problemas. Isto sem falar de embates e danos provocados por meteoritos e micro-meteoritos. Para acrescenat ao cenário … o planeta Marte fica nas próximidades (entre jupiter e marte) de uma cadeia de asteroides e fragmetos (meteoros) … a NASA deixou o sonho americano (base lunar) … porquê ??? … uma base lunar permitia viagens planetárias a 1/3 do orçamento. Outra questão é o campo térmico que o ser humano emite. Uma sonda no espaço vê/fotografa um homem a caminhar no deserto á noite. No espaço um campo térmico dentro de uma nave é de fácil detecçao, por quem tem um pouco de tecnologia (pra bom entendedor … meia palavra basta) …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights