Poeira de estrelas em Perseus por Lynn Hilborn – A Nebulosa do Fantasma Voador

http://apod.nasa.gov/apod/image/1510/PerseusCloud_hilborn2048.jpg

IC 348, NGC 1333, a Nebulosa do Fantasma Voador e a Nuvem Molecular de Perseus – crédito da imagem©: Lynn Hilborn. Esta imagem composta agrega 6 horas de exposição (36 X 10 minutos) capturada através da câmera Canon 6d modificada e um telescópio TS71, em f5.

Esta cósmica expansão de poeira, gases e estrelas cobre uma área de 6 graus nos céus na direção da ‘heroica’ constelação de Perseus.

Acima e à esquerda dessa magnífica paisagem celeste vislumbramos o jovem aglomerado estelar IC 348 e a vizinha Nebulosa do Fantasma Voador.

À direita, outra ativa região de formação estelar NGC 1333 está conectada por tentáculos escuros e poeirentos nas bordas da nuvem molecular de Perseus, a qual reside a cerca de 850 anos luz da Terra.

Outras nebulosas empoeiradas estão espalhadas ao redor do campo de visão, juntamente com a luz avermelhada emanada do Hidrogênio gasoso.

Na verdade, a poeira cósmica tende a obscurecer as estrelas recém-formadas e os objetos estelares jovens (protoestrelas), bloqueando a captura pelas lentes dos nossos telescópios óticos.

Colapsando por causa de sua gravidade intrínseca, as protoestrelas se formam a partir dos núcleos densos incorporados da empoeirada nuvem molecular.

Considerando a distância estimada da nuvem molecular de Perseus, este campo de visão abrange quase 90 anos-luz de diâmetro.

Fonte

APOD: Stardust in Perseus – crédito da imagem©: Lynn Hilborn

Artigo Científico

Multiple Outflows and Protostars near IC 348 and the Flying Ghost Nebula

._._.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights