Mestre Carbono, o Cientista

mestre_3

Apresentação do livro “MESTRE CARBONO, O CIENTISTA”
Autor: Filipe L. S. Monteiro
Ilustrações de Ana Beatriz Marques
Chiado Editora, coleção “Recreio”, 2015


SINOPSE DO LIVRO “Mestre Carbono, o Cientista”:

O livro fala-nos de três cientistas que procuram descobrir um modo que permita controlar e reverter a atual situação do aquecimento global, também causado pela excessiva libertação de CO2.
No entanto, é ao cair da noite, quando os humanos regressam a casa, que se assiste a uma enorme azáfama no laboratório, com diversos átomos e moléculas que saltam dos respetivos frascos de reagentes e que, liderados por um velho átomo – o Mestre Carbono –, procuram ajudar os humanos naquelas experiências de grande importância para a salvação da Natureza.
Sob a batuta do velho Mestre, aquelas substâncias atómicas perseguem o sonho de sintetizar laboratorialmente a bem conhecida molécula da Clorofila A, primeiro passo para ajudar a mãe Natureza no processo de conversão do dióxido de carbono no favorável oxigénio (fotossíntese).”

Com este livro, procurei homenagear todos os cientistas que, na sua grande maioria, trabalham no anonimato de um laboratório, de uma sala, gabinete ou biblioteca, em prole da Humanidade. Nas palavras da Professora Doutora Raquel Gonçalves Maia sobre “Mestre Carbono, o cientista”:

“Muito mais do que o homem, interessa a Humanidade. A ela se dirige “Mestre Carbono, o Cientista”, o drama das alterações climáticas, o aquecimento global, a salvação da Terra. Para isso trabalha Filipe L. S. Monteiro, o químico escritor licenciado em Química Analítica pela Universidade de Aveiro (…)

Conto de fadas para crianças? Ou uma escrita para adultos, num plano elevado, onde se realça e “manipula”, uma decifração oculta da natureza da Natureza? (…) “Mestre Carbono, o Cientista” é muito mais do que um texto bem delineado, bem escrito. Filipe L. S. Monteiro expressa claramente os seus objetivos: uma homenagem aos homens e mulheres que dedicam a sua vida a “fazer ciência” na busca de um mundo melhor; o alcance dramático das mudanças climáticas à escala global e a premência da salvação do mundo; a descoberta do composto químico salvador; ser cientista. (…)”
(Poderão ler a recensão crítica completa aqui).

Escrever ciência para crianças não é tarefa fácil. Nunca foi. Mais difícil resulta quando se aborda um tema complexo, numa área pouco atrativa para os nossos jovens – a Química. Daí tê-lo feito ilustrado, procurando torná-lo mais apelativo mas sem perder rigor científico. E, claro, com o principal objetivo de o levar até às escolas onde, com ele (e através dele), possa mostrar a importância da química nas nossas vidas. Afinal, tudo é Química!


A APRESENTAÇÃO DE “Mestre Carbono, o Cientista” EM COIMBRA, NO RÓMULO

No próximo dia 22 outubro (2015) teremos uma sessão de apresentação num local emblemático de divulgação da ciência em Portugal, o Rómulo Centro de Ciência Viva da Universidade de Coimbra, onde, além de falarmos sobre o livro, apresentarei também alguns momentos diferentes, especiais, distintivos – de ciência mágica. Este é um dos elementos diferenciadores que utilizo em todas as sessões de divulgação de qualquer um dos meus livros (aproveitando a minha faceta de ilusionista), levando à letra a expressão a magia das palavras – que, no meu caso, é até mais a magia com as palavras. Acredito na utilização do ilusionismo como veículo de promoção e divulgação da ciência, e de despertar a curiosidade e incentivar o interesse dos alunos e do cidadão em geral. A realidade é, ela própria, mágica, e quando os fenómenos são assim apresentados, são uma fonte inesgotável de fascínio, de surpresa e de descoberta. Com eles, a ciência é apresentada em condições de aprendizagem não-formal e que podem ser um complemento importante para o ensino formal.

Convido, pois, todos os seguidores do AstroPT que possam deslocar-se nesse dia a Coimbra, a virem conhecer-nos – ao centro de ciência Rómulo, ao cientista António Piedade (meu convidado na mesa), a mim, mas principalmente ao Mestre Carbono!

12169474_10205483640986553_648962406_o

———————————————————————————–

Este post foi escrito pelo autor, Filipe Monteiro.

Filipe L. S. Monteiro nasceu em Belide, concelho de Condeixa-a-Nova, em Janeiro de 1966, sendo licenciado em Química Analítica pela Universidade de Aveiro desde 1988. Iniciou a sua aventura literária em novembro de 2011 com o lançamento do primeiro livro infantil, “O Menino que Sonhava Salvar o Mundo”. Seguiu-se, em janeiro de 2014, o primeiro romance, “O Segredo da Serra dos Candeeiros”, e em 2015 um novo livro infanto-juvenil, “Mestre Carbono, o Cientista”.
Apaixonado pelo ilusionismo, é membro das duas principais associações em Portugal – o Clube Ilusionista Fenianos e a Associação Portuguesa de Ilusionismo – com quem colabora regularmente na promoção desta nobre Arte.
O autor tem percorrido o país em apresentação das suas obras, realizando sessões de grande impacto por aliar sempre as suas facetas de mágico e escritor.
Reunindo estes seus aspetos de mágico e homem da ciência, apresenta também um “Espetáculo de Ciência Mágica”, cativando o público que enche as salas onde o mesmo tem sido exibido.

1 comentário

  1. Tenho confrontado dezenas de pessoas, comprovando a ideia aparentemente generalizada sobre a Química e os seus “malefícios” para o Homem e para a Natureza. Com este livro pretendo ir às escolas “desmistificar” esta ideia (errada), mostrando o quanto a Química é fundamental. Sem ela simplesmente não existiríamos… 😉
    Obrigado, Carlos Oliveira, pela oportunidade de divulgar este meu livro, mas principalmente pela oportunidade de “fazer ouvir Mestre Carbono”, apagando esses preconceitos sobre esta ciência central!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights