Space Today TV Ep. 60 – As Últimas Imagens e Sobrevoos da Cassini Por Encélado

 

A sonda Cassini da NASA irá amostrar o oceano da lua Encélado de Saturno, nessa quarta-feira, dia 28 de Outubro de 2015, quando ela voará através das plumas expelidas pelo satélite.

A sonda Cassini foi lançada em 1997 e entrou na órbita de Saturno em 2004. Desde então, ela tem estudado o imenso planeta, seus anéis e seu campo magnético. Aqui, alguns pontos interessantes sobre o sobrevoo próximo de Encélado que será realizado pela Cassini:

1-) Encélado é uma lua congelada de Saturno. No início da sua missão, a Cassini descobriu que Encálado possuía uma atividade geológica impressionante, incluindo uma pluma de gelo, vapor de água e moléculas orgânicas que eram expelidas da sua região polar sul. A Cassini mais tarde determinou que a lua tem um oceano global e provavelmente uma atividade hidrotermal, significando que ela poderia ter ingredientes necessários para suportar formas simples de vida.

2-) O sobrevoo fará com que a sonda Cassini, mergulhe o mais fundo possível nas plumas de Encélado, que acredita-se tenham origem no oceano abaixo de sua crosta. A sonda já voou perto da superfície de Encélado anteriormente, mas nunca tão baixo assim e diretamente através das plumas ativas.

3-) O sobrevoo não tem a intensão de detectar vida, mas irá fornecer novas ideias poderosas sobre o quão habitável o oceano de Encélado é.

4-) Os cientistas da Cassini estão esperançosos que o sobrevoo fornecerá ideias sobre quanto de atividade hidrotermal existe em Encélado, que é, uma química envolvendo rocha e água quente. Essa atividade poderia ter implicações importantes para a potencial habitabilidade do oceano para simples formas de vida. A medida crítica para essas questões é a detecção de hidrogênio molecular pela sonda.

5-) Os cientistas também esperam melhor entender a química da pluma como resultado do sobrevoo. A baixa altitude do encontro é, em parte, a intenção de levar a Cassini e sua grande sensibilidade de encontro a moléculas mais pesadas e mais massivas, incluindo moléculas orgânicas, que a sonda tem observado durante as passagens anteriores mais altas através da pluma.

6-) O sobrevoo ajudará a resolver o mistério de se a pluma é composta de uma coluna única, ou de jatos individuais, ou de sinuosas cortinas de erupções congeladas, ou uma combinação dessas atividades. A resposta deixaria claro como o material está chegando à superfície a partir do oceano.

7-) Os pesquisadores não estão certos sobre quanto de material congelado as plumas estão realmente expelindo para o espaço. A quantidade da atividade tem grandes implicações sobre por quanto tempo Encélado pode ter sido ativo.

Uma série de material está disponível online sobre os últimos encontros da Cassini com Encélado:

http://solarsystem.nasa.gov/finalflybys

A missão Cassini-Huygens é um projeto cooperative da NASA, ESA, e da Agência Espacial Italiana. O JPL gerencia a missão para o Science Mission Directorate da NASA em Washington.

Para mais informações sobre a Cassini, visite:

http://www.nasa.gov/cassini

http://saturn.jpl.nasa.gov

Fonte:

https://www.nasa.gov/feature/jpl/seven-key-facts-about-cassinis-oct-28-plume-dive

Obrigado pela audiência e boa diversão!!!

5 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. Já vai fazer 1 mês do sobrevoo da Cassini por dentro das plumas e até agora não tem detalhes dos vapores e terrenos do polo sul de Encelado?
    A Nasa só liberou algumas fotos sem serem processadas.

    Estamos no aguardo..

    1. Nós – na internet – estamos mal habituados 😉

      Eu ainda sou do tempo em que para ler notícias de astronomia tinha que comprar revistas vindas de outros países que normalmente demoravam alguns meses a chegar 🙂

      A NASA ainda está a processar as imagens e os cientistas estão a tentar compreender algumas das características das imagens 😉

    • Mirian Martin on 28/10/2015 at 12:25
    • Responder

    Quais as semelhanças/diferenças com Europa?

    1. Olá Mirian,

      Europa e Encélado são alvos preferenciais para a procura de ambientes potencialmente habitáveis no Sistema Solar porque possuem fortes evidências da presença de oceanos globais de água líquida com moléculas orgânicas dissolvidas e acesso a fontes de energia (atividade hidrotermal).

      Encélado é uma lua consideravelmente mais pequena que Europa e orbita Saturno a uma distância inferior à que separa Europa de Júpiter. No entanto, Europa sofre tensões gravitacionais muito mais intensas, não só por se encontrar na proximidade de um planeta muito mais massivo, mas também devido às ressonâncias orbitais que mantém com as vizinhas luas Io e Ganimedes. Estas tensões criam estruturas tectónicas por toda a superfície de Europa, enquanto que em Encélado, estas formações estão mais concentradas no hemisfério sul.

      Outra diferença é o facto de Europa ser intensamente bombardeada por partículas energéticas provenientes da magnetosfera joviana. Estas partículas penetram na crusta gelada até uma profundidade de 1 metro, pelo que a composição da superfície europeana não deverá ser representativa da composição química do oceano no seu interior. Neste aspecto, o oceano de Encélado está mais acessível, uma vez que é possível inferir a sua composição química analisando as plumas de vapor e gelo de água que se elevam no polo sul.

  2. Agora vai! Aposto que a sonda vai encontrar alevinos e girinos congelados 😀

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights