Space Today TV Ep.61 – As Notícias Astronômicas de 19 a 23 de Outubro de 2015

Noite de Astronomia na Casa Branca

No dia 19 de Outubro de 2015 aconteceu na Casa Branca o evento White House Astronomy Night, que contou com a participação do administrador da NASA, Charles Bolden, Dava Newman e John Grunsfeld administrador para a ciência, além de celebridades como Bill Nye da Planetary society.

O Presidente Obama foi o host do evento dando aos estudantes a oportunidade de observar as estrelas para promover a ciência, a tecnologia, a engenharia e a matemática.

Também participaram do evento os futuros astronautas da NASA que estão sendo treinados para as próximas missões da agência

Horas antes do evento o presidente Obama ligou para os astronautas da NASA na ISS, Scott Kelly e Kjell Lindgren, parabenizando Kelly pela missão de um ano no espaço e já antecipando as comemorações de 15 anos de ocupação contínua humana na ISS.

Bate Papo Com os Futuros Astronautas da NASA

No dia 19 de Outubro, na sede da NASA, Suni Williams e Bob Behnken, dois dos futuros astronautas comerciais da NASA responderam a questões sobre o treinamento que estão realizando, a importância do Programa Comercial de Tripulação e o trabalho que a NASA está fazendo para levar o ser humano a Marte na década de 2030.

Simulação da Caminhada Espacial na ISS

No dia 22 de Outubro, no Johnson Space Center da NASA em Houston no Texas, as duas caminhadas espaciais que serão realizadas nos dias 28 de Outubro e 6 de Novembro pelo Scott Kelly e pelo Kjell Lindgren foram passadas para a imprensa.

Durante as caminhadas os astronautas irão realizar uma série de atualizações  e trabalhos de manutenção fora da ISS.

As caminhadas espaciais, as primeiras de ambos os astronautas, irão marcar as comemorações de 15 anos de ocupação contínua humana na ISS que acontecerá no dia 2 de Novembro de 2015.

Revisão de Design do SLS Completada

O SLS – Space Launch System da NASA completou todas as etapas necessárias para passar pela revisão crítica de desenho.

O  SLS é o primeiro veículo desenhado para tentar cumprir o próximo grande desafio da NASA de mandar o homem para Marte, e é o primeiro foguete da classe de exploração desde o Saturno V.

O SLS será o foguete mais poderoso já construído, e junto com a Orion será o responsável por mandar o homem a explorar destinos além da órbita da Terra, o que inclui um asteroide e se tudo correr bem até lá, o planeta Marte.

Escudo de Calor Completa Testes

Engenheiros no Ames Research Center da NASA no Sillicon Valey, na Califórnia, testaram com sucesso o escudo de calor que simula um pouso em Marte.

O Adaptative Deployable Entry and Placement Technology (ADEPT) é flexível e se abre como um guarda-chuva e poderia ajudar os engenheiros a criarem escudos de calor maiores, necessários para proteger uma sonda ou uma nave, das condições de aquecimento extremas experimentadas durante as manobras de pouso em Marte.

Semana do Exoplaneta

De 18 a 24 de Outubro de 2015 aconteceu a chamada Semana do Exoplaneta, que marcou o aniversário de 20 anos da descoberta do 51 Pegasi b, o primeiro planeta registado fora do Sistema Solar, orbitando uma estrela parecida com o Sol.

Desde a sua descoberta, em 1995, nós já descobrimos mais de 1000 exoplanetas confirmados e outros milhares de exoplanetas candidatos além do nosso Sistema Solar, incluindo a descoberta nesse ano pela sonda Kepler da NASA de um planeta chamado de primo da Terra, um pouco maior e um pouco mais velho que o nosso planeta.

Obrigado pela audiência e boa diversão!