Imagine: Se as Crianças Tivessem a Infância que Mereciam

Gündüz Ağayev é um cartunista azerbaidjano. Seu trabalho aborda temas polêmicos (e, na maioria das vezes, trágicos) retratados constantemente nos meios de comunicação. Tem abordado ilustrações reflexivas sobre política, sociedade, cultura e religião. Um dos seus projetos mais recentes traz como tema crianças em contextos históricos desalentadores, como veremos a seguir.

Qual futuro está reservado às nossas crianças?

 

“Menina de Napalm”, Guerra do Vietnã

Há exatos 45 anos, o fotógrafo Huynh Công Út fotografou a então jovem vietnamita Kim Phuc, em fuga de um ataque de napalm. Kim recorda que ouviu gritos dos soldados do lado de fora do templo em 8 de Junho de 1972, durante um confronto entre as tropas do Vietnã do Norte e Vietnã do Sul: “temos que fugir daqui, eles vão bombardear-nos, vamos morrer“. Logo em seguida, fumaça amarela e roxa já tinha envolvido o templo Cao Dai, norte de Ho Chi Minh (antiga Saigon), local onde a família da menina estava abrigada fazia três dias. Kim sentiu o chão tremer, olhou para cima e rapidamente notou que um avião estava sobrevoando-a. Sem perceber o perigo, a menina foi atingida por uma bomba de napalm, dando-lhe queimaduras de terceiro grau. Após a fuga para uma estrada, Kim, gravemente ferida, foi levada para um hospital pelo autor da imagem.

ilustracao_01ilustracao_02

“Prêmio Pulitzer de Kevin Carter – Foto Vencedora (1993)” 

Em 1993, o fotojornalista sul-africano Kevin Carter estava no Sudão retratando a fome que assolava aquele país, durante a Segunda Guerra Civil Sudanesa (1985 – 2005). Enquanto Carter estava se preparando para fotografar o pequeno Kong Nyong, [1] a faminta criança da foto abaixo, enquanto tentava chegar num centro de alimentação da Organização das Nações Unidas, eis que pousa um abrute-de-capuz, dando o tom “fantasmagórico” da imagem. Kong viveu até 2007, quando morreu de febre, de acordo com seu pai.

Starvation

ilustracao_04

“Crianças no Vietnã”

Estima-se que mais de um milhão de civis vietnamitas morreram durante a Guerra do Vietnã (1955 – 1975), dentre estas, centenas de crianças.

ilustracao_05

ilustracao_06 (1)

“Morte de Aylan Kurdi (Síria)”

Recentemente, os meios de comunicação veicularam imagens do garoto curdo na praia de Ali Hoca, em Bodrum, Turquia. Sua família, fugindo do grupo extremista que se intitula como “Estado Islâmico”, tentaria cruzar a Europa para tentar chegar no Canadá, onde viviam alguns parentes de sua família. O pai, Abdullah, fugira com a mulher, Rehan, e outro filho, Galip. De acordo com as leis vigentes no Canadá, refugiados podem ir caso tenham apoio financeiro de, pelo menos, cinco cidadãos canadenses, mas apenas candidatos que tenham oficialmente recebido status de refugiados podem fazer tal pedido. Para os sírios que passam pelos centros de triagem do Alto Comissariado da ONU para Refugiados na Turquia, obtenção de salvo-conduto é um grave problema: não podem deixar o país sem o status de refugiado. O menino Aylan e sua família estavam em um pequeno bote no momento do acidente, com 17 pessoas, próximo do balneário turco de Bodrum. Um outro bote, carregando 16 pessoas, também teria virado. Porém, a imagem abaixo foi a que mais chocou as pessoas que estavam próximas à praia.

ilustracao_07 (1)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ilustracao_08 (1)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

“Um Garoto Japonês de Prontidão Após Ter Trazido o Corpo do Seu Irmão para uma Pira de Cremação, 1945”

O Japão perdeu mais de 2 milhões de soldados e 250 mil civis, mortos na Segunda Grande Guerra. No mesmo dia que atacaram a base naval americana em Pearl Harbor, os japoneses atacaram também a Malásia, as Filipinas, Tailândia, Hong Kong e as ilhas de Guam e Java. Alguns meses depois, o Japão já tinha estabelecido um perímetro defensivo em toda a área do Pacífico. Após o lançamento de bombas nucleares nas cidades industriais de Hiroshima e Nagasaki, o governo japonês rende-se oficialmente.  

 

ilustracao_09 (1)

 

ilustracao_09

“Filho do Jornalista Elmar Hüseynov, assassinado no Azerbaidjão”

Em março de 2005, Elmar Hüseynov, diretor do periódico semanal de oposição Monitor, morreu após disparos efetuados por indivíduos não identificados em frente ao seu edifício em Baku. O jornal foi fechado após sua morte.  Em abril de 2005, os investigadores encarregados do crime anunciaram a detenção de seis pessoas possivelmente relacionadas com o assassinato, porém não se ofereceram elementos cabais que provassem suas participações no homicídio do diretor. Contudo, a classificação do crime passou, sem qualquer explicação, de “assassinato premeditado” para “delito de terrorismo”. Um ano depois, o ex-funcionário do Ministério do Interior, Haci Mammadovacusado de vários sequestros e assassinatos de grande repercussão na mídia, admitiu sua autoria. O ex-funcionário declarou que seguiu ordens do ex-ministro da Economia, que foi detido em outubro de 2005, acusado de conspirar contra o Estado. Mas amigos mais próximos de Elmar Hüseynov argumentam que o ex-ministro não possuía motivos suficientes para ordenar o assassinato. 

 

ilustracao_10 (1)

ilustracao_11 (1)

“Crianças Noivas Tehani (rosa) e Ghada no Afeganistão”

A idade mínima oficial para casamento de meninas no Afeganistão é de 15 anos, com a permissão do pai. Entretanto, a prática tradicional do país, conhecida como ba’ad, de resolução de litígios entre famílias ou dívidas não pagas ou a punição para um crime, força a família do culpado a oferecer suas filhas entre 5 e 12 anos como pagamento, acarretando em mais um motivo para os casamentos de crianças com adultos ou velhos no Afeganistão. Existem também casos onde uma menina é forçada a se casar  para suprir o crime de um parente.

ilustracao_12 (1)

ilustracao_13

“Desabrigados pelas Bombas Alemãs Durante a Blitz de Londres, um Garoto Aponta seu Quarto Para os Amigos em 1940”

Os ataques aéreos da Luftwaffe sobre a capital britânica começaram em 7 de setembro de 1940. Duraram 57 noites seguidas e, posteriormente, continuaram com pequenas interrupções até maio de 1941. Utilizando-se do terror aéreo, os bombardeios de Londres eram acompanhados de forte destruição e incêndios. Bairros inteiros foram extintos e monumentos históricos destruídos. Considerava-se que os pilotos da Luftwaffe não bombardeavam propositadamente algumas áreas e monumentos, porque serviam-lhes de pontos de referência. Na Inglaterra pré-guerra, os espiões de Churchill o alertaram sobre a possibilidade futura de bombardeios alemães se a Europa entrasse em guerra. Por isso, em 1938, os londrinos tiveram treinamentos contra ataques aéreos. Estações de metrô e caves de igrejas foram equipadas para servir de abrigos antiaéreos.Em 1940, iniciou-se a evacuação de crianças da cidade. Estima-se que 43 mil pessoas morreram durante os ataques alemães. 

 

ilustracao_14

ilustracao_15

“Doutor Henryk Goldszmit com Crianças”

Henryk Goldszmit era conhecido como Dr. Janusz Korczak ou “Velho Doutor” por aqueles que ele ajudou ao longo da vida. Nasceu em Varsóvia em 1878, pertenceu a uma família da elite cultural polonesa, obtendo a melhor formação pediátrica do século passado. Estudou em Paris (que dava ênfase à pesquisa de novos conhecimentos) e em Berlim (conhecido pela aplicação metódica dos conhecimentos). Nos seus primeiros anos como médico pediatra, o Velho Doutor deu preferência à população pobre, da qual não cobrava. Em abril de 1912, inaugurou o orfanato “Lar das Crianças”, em Varsóvia. Seu público-alvo eram as crianças judias carentes, acolhendo cerca de 200 delas – tendo como auxílio à Casa as doações realizadas pelos judeus mais proeminentes da Polônia. Entretanto, em 1942, os nazistas ordenaram a transferência do orfanato para uma casa pequena e suja, no gueto da cidade. Ainda no mesmo ano, durante a destruição do gueto de Varsóvia, o governo alemão ordenou o agrupamento das crianças do orfanato e o envio das mesmas ao campo de concentração “Treblinka“. Ele reuniu duzentas crianças, fazendo-as colocarem em fileiras e, à sua frente, partiu com elas para a praça “Umschlagplatz“, que ficava no cruzamento das ruas “Stawki” e “Dzika“, onde todos foram colocados em vagões de carga e enviados para as câmaras de gás.

Sua frase: “Sem uma infância serena e completa, toda vida posterior fica mutilada“.

ilustracao_16

magine-illustration-by-Gunduz-Aghayev17__880

 

(…)

E quanto a nós, enquanto pessoas livres: qual quadro com elementos da realidade construiremos para as próximas gerações?

Fonte: Boredpanda.

——————————————————-

Nota:

[1] De acordo com o fotojornalista português João Silva, Kevin Carter e ele viajaram ao Sudão com oficiais da Organização das Nações Unidas durante a Operação “Lifeline Sudan” e chegaram ao sudeste do país (atual Sudão do Sul) em 11 de março de 1993. Os oficiais lhes disseram que iriam parar suas atividades por 30 minutos (tempo necessário para distribuir alimentos), de modo que os dois poderiam aproveitaram a oportunidade para observar ao redor e tirar fotos. A ONU começou a distribuir milho e as mulheres da aldeia saíram de suas cabanas de madeira para chegar ao avião. Silva foi à procura de guerrilheiros, enquanto Carter saiu de não mais do que algumas dezenas de metros de perto da aeronave. Ainda de acordo com Silva, Carter estava muito chocado, pois era a primeira vez que ele tinha visto uma situação de fome extrema e que por isso tirou muitas fotografias das crianças famintas no local. Silva também começou a tirar fotos das crianças no chão, como se estivessem chorando, que não foram publicadas. Os pais das crianças estavam ocupados pegando a comida do avião da ONU, de modo que deixaram seus filhos sozinhos por pouco tempo, enquanto recolhiam os alimentos doados. Esta era a situação do menino registrado na foto de Carter. Um abutre então pousou atrás do garoto. Para ter os dois em foco, Carter se aproximou da cena muito lentamente para não assustar a ave e tirou uma foto a aproximadamente 10 metros de distância. Ele então tirou mais algumas fotos antes de espantar o pássaro. Dois fotógrafos espanhóis que estavam na mesma área naquela época, José María Luis Arenzana e Luis Davilla, e que não conheciam a fotografia de Kevin Carter, também tiraram uma foto em situação similar. (fonte: Wikipedia.org)

2 comentários

  1. Excelente trabalho de Gündüz Ağayev.
    E excelente artigo por Cavalcanti.
    Obrigada pela partilha 🙂

    1. 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights