SOHO mostra o cometa Cometa C/2012 S1 ISON sendo destruído pelo Sol

A grande maioria dos cometas não sobrevive a um encontro próximo com o Sol.

http://sohowww.nascom.nasa.gov/hotshots/2013_11_28/ISON_overlay.jpg

Sequência de imagens pelo SOHO mostra a evolução da destruição do cometa ISON nos últimos dias de novembro de 2013. Créditos: NASA/ESA/SOHO

Há dois anos, em novembro, pensava-se que o Cometa ISON seria resistente o suficiente para suportar o perigoso mergulho rasante sobre o Sol.

Imagens e o vídeo em destaque abaixo, registradas pelo SOHO (Solar and Heliospheric Observatory), uma missão conjunta da ESA e NASA, revelam o drama da morte desse famoso cometa.

Como vários habitantes da Terra observaram fascinados, uma área brilhante de fato emergiu após a aproximação máxima, mas logo evanesceu e se dispersou. Agora sabemos que nenhum fragmento de grande porte sobrou do Cometa C/2012 S1 (ISON).

Além do cometa em si, o Sol ativo pode ser visto expelindo plumas de plasma conhecidas como ejeções de massa coronal (coronal mass ejections).

Lançado em 1995, o observatório orbital SOHO tornou-se um equipamento recordista no rastreamento dos cometas suicidas ou bordejantes ou também cometas rasantes, em inglês: ‘sungrazers’.

Dois meses atrás, o cometa denominado SOHO 3000, ganhou esse nome pois se tratava de uma homenagem ao histórico recorde pelo 3000º cometa que foi descoberto em imagens do SOHO, uma quantidade tão grande que equivale à metade da totalidade dos cometas descobertos até hoje.

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/d/d9/A_Unique_Hubble_View_of_Comet_ISON.jpg

Magnífica visão do cometa ISON pela câmera WFC3 do Hubble em 30 de abril de 2013.

Fontes

NASA: Fire vs. Ice: The Science of ISON at Perihelion

APOD: Comet ISON Being Destroyed by the Sun – créditos: NASAESASOHO

._._.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights