Vídeo mostra como se deu a montagem da Estação Espacial Internacional

02 de Novembro de 2000

15 anos de ocupação humana na Estação Espacial Internacional

A ISS (Estação Espacial Internacional) é o maior e mais sofisticado objeto já construído fora da Terra.

Numerosas missões espaciais e mais de uma década de esforços foram realizados para construí-la.

ISS (International Space Station) é atualmente o habitat primário para os humanos na órbita terrestre, uma amálgama de laboratórios orbitais sofisticados que examinam tudo desde a formação de novos materiais e componentes medicinais criados na micro gravidade, passando pelo estudo das limitações do corpo humano no ambiente espacial, até os estudos da composição do Universo.

animação em destaque mostra a construção, pedaço por pedaço, da ISS, desde 1998 até 2011.

No corrente mês, novembro de 2015, a ISS está comemorando 15 anos de operações com humanos habitando-a de forma contínua.

A ISS após a expansão de 2011 em imagem capturada pela pelo time da missão STS 133 (ônibus espacial Discovery).

ISS tem sido visitada por astronautas de 15 países até agora e possui parceiros internacionais liderados pela NASA (EUA), Roscosmos (Rússia), CSA (Canadá), JAXA (Japão), e a ESA (Europa).

Com a dimensão equivalente à de um campo de futebol, a ISS pode ser vista como um incomum ponto brilhante navegando lentamente nos céus para qualquer um que saiba quando e para onde olhar.

Fontes