Estrela anã branca vaporiza pequeno planeta

Ilustração Artística. Crédito: CfA/Mark A. Garlick

Uma equipa de astrónomos, liderada por Andrew Vanderburg, “observou” uma estrela anã branca a “devorar” um planetoide parecido com a Terra.

Uma anã branca é uma “estrela moribunda”, o resultado da “morte” de uma estrela similar ao Sol.
A anã branca em causa chama-se WD 1145+017 e encontra-se a cerca de 571 anos-luz de distância da Terra.

Essa anã branca, com o seu poderio gravitacional, está a desintegrar um pequeno planeta – um corpo planetário rochoso com uma composição química parecida com a Terra.
O disco de partículas tem elementos pesados, como magnésio, alumínio, cálcio, ferro, silício e níquel.
Os fragmentos rochosos, que deverão ser 6, estão a orbitar a estrela em períodos entre 4,5 e 4,9 horas.
Além disso, existe uma enorme cauda de poeira, enquanto os fragmentos são desintegrados.

Este evento terá começado há cerca de um milhão de anos, numa altura em que as colisões entre corpos rochosos nesse sistema estelar terão sido frequentes.

Andrew Vanderburg disse: “Estamos a testemunhar pela primeira vez a destruição de um mini-exoplaneta pela intensa gravidade de uma anã branca. A enorme radiação estelar está a vaporizá-lo. O material rochoso está a cair como chuva na estrela moribunda.”

Pela primeira vez, testemunhou-se que as anãs brancas se alimentam de restos de objectos rochosos.

A grande pergunta é: será que o mesmo vai acontecer à Terra dentro de alguns milhares de milhões (bilhões) de anos?

Leiam na NASA e o artigo científico.

1. A Terra não poderá ser engolida por uma gigante vermelha pois nosso sol não tem massa para se transformar em uma destas.
    Se é anã branca não é mais uma estrela, não produzindo mais energia e não proporcionando vida aos planetas que sobrarem ao seu redor!

1. Sócrates, estrelas como o Sol passam pela fase de gigante vermelha, depois o seu núcleo contrai, sendo que os niveis externos da gigante vermelha ficam como nebulosas planetárias e a estrela contrai para anã branca.

• Samuel Junior on 24/11/2015 at 11:33