Marte perdeu a atmosfera devido aos ventos solares

Representação artística dos ventos solares a atingirem as camadas superiores da atmosfera de Marte. Crédito: NASA/GSFC

Representação artística dos ventos solares a atingirem e a “arrancarem” as camadas superiores da atmosfera de Marte.
Crédito: NASA/GSFC

Esta notícia não é nada surpreendente: na verdade, é algo que já se sabia.

Há mais de 3 mil milhões (bilhões, no Brasil) de anos, Marte dispunha de uma atmosfera densa, similar à nossa. Essa atmosfera permitiu que Marte fosse mais quente e tivesse água líquida (lagos, rios e mares) à superfície.
No entanto, a atmosfera marciana foi-se gradualmente perdendo para o espaço, devido: à acção dos ventos solares (fluxo de partículas carregadas, maioritariamente protões e electrões) e à inexistência de um campo magnético que proteja a atmosfera dos ventos solares. (Marte também tem menos massa (gravidade) que a Terra). As erupções solares obviamente ampliam fortemente estes efeitos.
Marte tornou-se, assim, um planeta com uma fina atmosfera, frio e seco.

Ilustração artística da sonda Maven em órbita do planeta Marte. Crédito: NASA

Ilustração artística da sonda Maven em órbita do planeta Marte. Crédito: NASA

O interesse desta notícia é que a sonda MAVEN (Mars Atmosphere and Volatile Evolution), da NASA, que se encontra em órbita de Marte, fez quatro análises que parecem apontar a validade desta explicação.
As medições permitiram determinar a taxa a que Marte está actualmente a perder a sua atmosfera (gás) para o espaço devido aos efeitos dos ventos solares. Sabe-se igualmente que durante erupções solares, a erosão da atmosfera aumenta significativamente. Sabe-se também que quando o sistema solar era mais jovem, o Sol era mais activo, e por isso a taxa de erosão deveria ser superior.

Leia no Público e na NASA.

1 ping

  1. […] foi a pergunta mais feita após os dados da MAVEN mostrarem que Marte perdeu boa parte da sua atmosfera – e consequentemente sua água líquida na superfície – devido à ação do vento […]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights