Phobos: a lua condenada de Marte

Qual será o destino de Phobos?

Phobos (Fobos) e suas fissuras: indícios de que a lua está condenada a ser destruída pelas forças de maré.

Phobos (Fobos) e suas fissuras: indícios de que a lua está condenada a ser destruída pelas forças de maré.

Essa é uma lua condenada…

Marte, o planeta vermelho, chamado assim em homenagem ao deus romano da guerra, possui duas pequenas luas, Phobos (Fobos) e Deimos. Os nomes dessas luas foram derivados dos deuses irmãos mitológicos gregos Medo e Pânico.

Os cientistas estimam que essas luas marcianas são provavelmente asteroides capturados, originados do Cinturão Principal de Asteroides entre Marte e Júpiter ou talvez vindos de distâncias mais afastadas do Sistema Solar.

A maior das duas luas, Phobos, é vista como um objeto povoado de crateras, parecido com um asteroide nessa detalhada imagem colorida em destaque capturada pela espaçonave robótica MRO (Mars Reconnaissance Orbiter), registrada a uma resolução de 7 metros por pixel.

O Destino Final de Phobos

No entanto, Phobos orbita tão perto de Marte, cerca de 5.800 quilômetros acima da superfície marciana (compare com os quase 400.000 quilômetros de distância da nossa Lua em relação a Terra), que as forças gravitacionais de maré estão arrastando Phobos para baixo, a uma velocidade estimada em 2 metros a cada 100 anos.

Uma recente análise dos longos sulcos encontrados por lá indicam que foram resultantes de pressões globais causadas pelas marés gravitacionais de Marte: a diferença da força de Marte sobre os diferentes lados (o mais próximo versus o mais afastado) de Phobos.

Esses sulcos são provavelmente indícios de uma fase inicial de desintegração de Phobos que possivelmente se tornará um anel de escombros em volta de Marte dentro de 30 a 50 milhões de anos.

Fontes

APOD: Phobos: Doomed Moon of Mars – créditos: HiRISEMROLPL (U. Arizona)NASA

NASA: Mars’ Moon Phobos is Slowly Falling Apart

._._.

4 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Dinis Ribeiro on 01/12/2015 at 08:37
    • Responder

    Sugestão:

    http://www.planetary.brown.edu/html_pages/phobos_schedule.html

  1. O intrigante é que várias notícias que li sobre isso focam muito mais nos futuros anéis de Marte que no processo em si de disrupção gravitacional que Phobos está sofrendo desde já.

    1. Ahhh sim, essa também é uma excelente perspectiva: Phobos está desde já a “cair”. Como tudo “cai” 😉 (a não ser que tenha outras forças a empurrar, claro)

  2. O interessante, para quem vê da Terra, é que daqui a 30 milhões de anos vamos ter mais um planeta com anel 🙂

    Neste caso, um anel de detritos que durará algumas dezenas de milhões de anos 🙂
    Afinal, todos os aneis são temporários 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights