Auroras sobre nuvens na Islândia por Daniele Boffelli

Nuvens e Auroras sobre uma casa na Islândia por Daniele Boffelli

As auroras geralmente ocorrem muito acima das nuvens. O brilho auroral é criado quando partículas velozes ejetadas do Sol impactam a magnetosfera terrestre e as partículas ionizadas espiralam ao longo do campo magnético da Terra colidindo com os átomos e moléculas na atmosfera superior.

Por exemplo, os átomos de oxigênio brilham em tons de verde comumente emitida pela aurora após terem sido energizados pelas colisões com os íons solares.

A parte inferior da aurora tipicamente ocorre a altitudes de 100 quilômetros ou mais, enquanto a maioria das nuvens existem normalmente abaixo dos 10 quilômetros de altura.

As diferenças relativas entre as alturas das nuvens e das auroras estão claramente expostas na primeira imagem em destaque capturada ao longo do caminho na direção de um farol, por Daniele Boffelli em Dyrholaey, a região que fica mais ao sul da Islândia.

Lá, o obstinado astrofotógrafo enfrentou violentos ventos e céus nublados até conseguir capturar essa magnífica aurora sobre o pitoresco farol, retratado abaixo, o objetivo da sua empreitada.

Auroras sobre um pitoresco farol na Islândia por Daniele Boffelli