Conjunção Lua – Vénus – Cometa Catalina

Para alguém que, como eu, gosta de pegar nuns binóculos e observar uma boa conjunção entre astros brilhantes, as próximas noites trarão algumas boas oportunidades.
A melhor será na noite de 6 para 7 de Dezembro, mais precisamente na madrugada do dia 7, cerca de 1 ou 2 horas antes do Sol nascer. Nessa madrugada, uns binóculos com um campo de visão de 7º quase conseguem acomodar ao mesmo tempo 3 astros bem distintos: o crescente da nossa vizinha Lua, o planeta Vénus e um visitante de paragens mais longínquas – o cometa Catalina.

Um telescópio, com o seu campo de visão menor, apenas mostrará cada astro isolado. Os binóculos mostrarão o cometa e Vénus ou Vénus e a Lua, mas será fácil percorrer os três com um pequeno movimento lateral.
A olho nu, será interessante na mesma, até porque, mais acima e para a direita, ao longo da linha imaginária da eclíptica, estarão também Marte e Júpiter; mas o cometa estará, muito provavelmente, fora do alcance da nossa retina.
Uma outra possibilidade, será a fotografia. Uma máquina fotográfica que permita uma pose de 10 ou 20 segundos e montada num tripé sólido, apanhará facilmente o cometa, apesar de sobre-expor a Lua e Vénus. Mas nada como tentar diferentes poses e aberturas.

O cometa Catalina mantém-se próximo de Vénus durante os próximos dias. Na madrugada do dia 7 a Lua estará também próximo de Vénus. O círculo tracejado representa o campo de visão típico de de uns binóculos. (imagem da Sky & Telescope)

O cometa Catalina mantém-se próximo de Vénus durante os próximos dias. Na madrugada do dia 7 a Lua estará também próximo de Vénus. O círculo tracejado representa o campo de visão típico de de uns binóculos.
(imagem da Sky & Telescope)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights