Hubble mostra que as atmosferas de exoplanetas são bastante diversificadas

O maior estudo comparativo de atmosferas de exoplanetas, resolve o mistério da água perdida.

10 Jupiteres Quentes, com atmosferas sem nuvens e com bastantes nuvems

Uma equipa de astrónomos utilizou o Telescópio Espacial Hubble (HST) e o Telescópio Espacial Spitzer para estudar as atmosferas de 10 exoplanetas quentes e do tamanho de Júpiter – o maior número de planetas estudado numa única investigação.

Os astrónomos descobriram porque alguns desses mundos têm aparentemente menos água do que o esperado – resolvendo assim um mistério de longa data.

Clear to cloudy hot Jupiters (annotated)

Até agora, foram descobertos quase 2000 planetas a orbitar estrelas que não o Sol.
Alguns desses planetas são chamado de Júpiteres Quentes – grandes planetas gasosos com características semelhantes a Júpiter, mas que são bastante quentes por orbitarem perto das suas estrelas-mãe.
Devido à proximidade às estrelas-mãe, é difícil estudá-los.
Os estudos iniciais mostraram que estes planetas têm menos água do que esperado.

Agora, uma equipa internacional de astrónomos realizou o maior estudo de Júpiteres Quentes, comparando as atmosferas de 10 exoplanetas, e descobriu que as atmosferas são muito mais diversas do que esperado.
Alguns exoplanetas têm bastantes nuvens, enquanto outros planetas não têm qualquer nuvem – uma característica que poderia explicar o mistério da ausência de água na atmosfera de alguns Júpiteres Quentes.

No entanto, o estudo mostra que exoplanetas sem nuvens contém uma quantidade substancial da molécula de água.
A ausência de água (na verdade, sinais mais ténues de água) encontra-se em planetas com nuvens e nevoeiro, o que provavelmente quer dizer que as nuvens escondem a água.

A explicação alternativa seria que estes planetas se formaram num ambiente com pouca água, mas nesse caso teríamos que repensar os modelos de formação planetária.

Leiam no website do HST, aqui.